Mato Grosso participa de evento nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Mato Grosso participa de evento nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Mato Grosso participa de evento nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Com a presença de quase 200 representantes de todos os Tribunais de Contas do país, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebe entre 16 e 17 de agosto o 8° Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

O evento visa alinhar os conhecimentos dos TCs do país sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.

Mato Grosso tem sua equipe de representantes no evento e apresentou o Sistema de Gestão de Desempenho (Sigedes) e o Concurso Bis como instrumentos de sucesso da instituição perante as outras cortes de contas do país.

Conforme explicou a coordenadora do Núcleo de Normas de Desempenho Funcional na Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas (TCE-MT), Sâmara Mascarenhas, este é um momento muito importante para a unidade.

“Compartilhar ideias é fortalecedor, nossos projetos foram bem aceitos e já temos agendamento de 3 Tribunais de Contas para visita técnica ao nosso TCE”.

“Esse evento agrega valor, abre nossos horizontes para trazermos reconhecimento, valorização e fortalecimento para nossa instituição”, afirmou.

O Concurso Bis é uma premiação que visa incentivar os servidores a apresentarem ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais do TCE de Mato Grosso. O projeto está na quarta edição.

Já o Sigedes, foi um sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação que tem por objetivo reunir informações sobre o perfil comportamental dos servidores.

“Essas visitas mostram que estamos no caminho certo! Recebemos o retorno de outras instituições dizendo que a nossa metodologia de gestão por competência já vem inspirando outras boas práticas, como o TCE de Minas Gerais. Isso nos orgulha muito”, completou Sâmara.

Além da coordenadora, a equipe do TCE de Mato Grosso está representada pelas servidoras Camilla Nardez, Carmen Lúcia de Campos Araújo e Maura Reuter.

O encontro iniciou o ciclo de palestras, debates e apresentações de cases com a palestra magna “Planejamento da Força de Trabalho”, ministrada pelo especialista em gestão de pessoas José Hipólito.

Durante a tarde de hoje, o evento terá a apresentação do case “Programa de Desenvolvimento de Liderança, uma experiência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”, além de trocas de ideias, debates e a apresentação dos resultados do Marco Medição de Desempenho (MMD) da área de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

Coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp/TCE-AM), o evento reúne servidores dos TCs que participam de apresentações de casos de sucesso na área de gestão de pessoas, além de debates, rodas de conversa, apresentações culturais e palestras.

Segundo dia de evento

Além de apresentações culturais e mais trocas de ideias, o evento terá a apresentação do Case “Dimensionamento da Força de Trabalho, uma experiência do Tribunal de Contas da União” e do case “Implantação de Gestão Por Competências, uma experiência dos Tribunais de Contas de Minas Gerais e Distrito Federal”.

Entre as rodas de conversas e workshops estão temas como a perspectiva do futuro do dimensionamento da força de trabalho com a utilização do Data-Analytcs, debates sobre o processo seletivo para cargos em comissão, além da consolidação dos trabalhos, antes do encerramento, entre outros.

Ao final do evento, os participantes enviarão uma carta de intensões à Atricon, contendo indicativos e sugestões de mudanças que possam beneficiar a atividade de gestão de pessoas nos Tribunais de Contas do Brasil.

+ Acessados

Veja Também