Mato Grosso participa de evento nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Mato Grosso participa de evento nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

Com a presença de quase 200 representantes de todos os Tribunais de Contas do país, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebe entre 16 e 17 de agosto o 8° Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

O evento visa alinhar os conhecimentos dos TCs do país sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.

Mato Grosso tem sua equipe de representantes no evento e apresentou o Sistema de Gestão de Desempenho (Sigedes) e o Concurso Bis como instrumentos de sucesso da instituição perante as outras cortes de contas do país.

Conforme explicou a coordenadora do Núcleo de Normas de Desempenho Funcional na Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas (TCE-MT), Sâmara Mascarenhas, este é um momento muito importante para a unidade.

“Compartilhar ideias é fortalecedor, nossos projetos foram bem aceitos e já temos agendamento de 3 Tribunais de Contas para visita técnica ao nosso TCE”.

“Esse evento agrega valor, abre nossos horizontes para trazermos reconhecimento, valorização e fortalecimento para nossa instituição”, afirmou.

O Concurso Bis é uma premiação que visa incentivar os servidores a apresentarem ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais do TCE de Mato Grosso. O projeto está na quarta edição.

Já o Sigedes, foi um sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação que tem por objetivo reunir informações sobre o perfil comportamental dos servidores.

“Essas visitas mostram que estamos no caminho certo! Recebemos o retorno de outras instituições dizendo que a nossa metodologia de gestão por competência já vem inspirando outras boas práticas, como o TCE de Minas Gerais. Isso nos orgulha muito”, completou Sâmara.

Além da coordenadora, a equipe do TCE de Mato Grosso está representada pelas servidoras Camilla Nardez, Carmen Lúcia de Campos Araújo e Maura Reuter.

O encontro iniciou o ciclo de palestras, debates e apresentações de cases com a palestra magna “Planejamento da Força de Trabalho”, ministrada pelo especialista em gestão de pessoas José Hipólito.

Durante a tarde de hoje, o evento terá a apresentação do case “Programa de Desenvolvimento de Liderança, uma experiência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”, além de trocas de ideias, debates e a apresentação dos resultados do Marco Medição de Desempenho (MMD) da área de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

Coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp/TCE-AM), o evento reúne servidores dos TCs que participam de apresentações de casos de sucesso na área de gestão de pessoas, além de debates, rodas de conversa, apresentações culturais e palestras.

Segundo dia de evento

Além de apresentações culturais e mais trocas de ideias, o evento terá a apresentação do Case “Dimensionamento da Força de Trabalho, uma experiência do Tribunal de Contas da União” e do case “Implantação de Gestão Por Competências, uma experiência dos Tribunais de Contas de Minas Gerais e Distrito Federal”.

Entre as rodas de conversas e workshops estão temas como a perspectiva do futuro do dimensionamento da força de trabalho com a utilização do Data-Analytcs, debates sobre o processo seletivo para cargos em comissão, além da consolidação dos trabalhos, antes do encerramento, entre outros.

Ao final do evento, os participantes enviarão uma carta de intensões à Atricon, contendo indicativos e sugestões de mudanças que possam beneficiar a atividade de gestão de pessoas nos Tribunais de Contas do Brasil.