Mato Grosso conquista três vitórias no 1º dia das modalidades coletivas

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Mato Grosso conquista três vitórias no 1º dia das modalidades coletivas

Mato Grosso começou sua campanha nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude 2015 com três vitórias e três derrotas. O evento realizado em Fortaleza-CE reúne jovens de 12 a 14, de escolas públicas e privadas de todo o país, em quatro modalidades: handebol, futsal, vôlei e basquete, tanto no feminino quanto no masculino, divididos em três divisões.

Disputando na Segunda Divisão, as meninas mato-grossenses de duas modalidades foram destaque no primeiro dia de competição. A equipe de basquete, da Escola Estadual José de Anchieta, de Araputanga, venceu por 25×12 a equipe da casa, do Colégio Juvenal de Carvalho. A seleção de futsal feminino, do Instituto Várzea-grandense de Educação (IVE), derrotou o Colégio Integral, da Bahia, por 6×2. Já a equipe de vôlei masculino, do Colégio Isaac Newton (CIN), venceu de virada a equipe paranaense do Colégio Global, por 2×1, na categoria B, da Primeira Divisão. O Paraná é o atual vice-campeão da categoria. Na edição de 2014, a equipe cuiabana foi a campeã da Segunda Divisão.

As equipes de handebol, feminino e masculino, da Primeira Divisão, da Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, sofreram derrotas em suas chaves. Em um jogo equilibrado, a equipe feminina jogou contra o Centro Educacional Agostinho Stefanello, do Paraná, com placar final de 17×14. A disputa masculina teve placar final de 17×13 para o Colégio Castro Alves, do Espírito Santo.

O basquete masculino, também na disputa na Segunda Divisão, com a equipe do Colégio Regina Pacis, de Sinop, foi vencido pela seleção pernambucana do Colégio Salesiano, por 39×21.

Mato Grosso segue na disputa nesta quarta-feira (09.09) com as competições de futsal feminino: IVE contra o Cemix-Warã, de Tocantins (Grupo B, Segunda Divisão); futsal masculino: Escola Estadual Arnaldo Estevão Figueiredo (Jangada) contra o Centro Educacional OMNI, de Goiás (Grupo C, Terceira Divisão); basquete feminino:

EE Padre José de Anchieta contra Educallis, do Maranhão (Grupo B, Segunda Divisão); basquete masculino: Colégio Regina Pacis x Reino Infantil, do Maranhão (Grupo B, Segunda Divisão); vôlei feminino: Colégio Regina Pacis contra Aquarela, do Amapá (Grupo B, Terceira Divisão); vôlei masculino: CIN contra Colégio Leonardo Da Vinci, São Paulo, (Grupo B. Primeira Divisão); handebol feminino: EE 13 de Maio x Colégio Sinopse, do Piauí (Grupo A, Primeira Divisão); e handebol masculino: EE 13 de Maio x Colégio Padrão, de Minas Gerais (Grupo A, Primeira Divisão).

O evento

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô.

Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA. Nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, o Brasil foi representado por 97 atletas.

Deste total, entre as modalidades que integram o programa dos Jogos, nada menos que 72% dos atletas também passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, entre eles os medalhistas Layana Colman (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia).

+ Acessados

Veja Também