Mato Grosso baterá recorde de representantes na Copa das Federações de Tênis

Mato Grosso baterá recorde de representantes na Copa das Federações de Tênis
Junior Martins

Mato Grosso baterá recorde de representantes na Copa das Federações de Tênis

Lara Bela Santos, 14 anos de idade, e Livas Eduardo Damazio, de 9 anos, serão dois dos 16 representantes de Mato Grosso na Copa das Federações de Tênis 2019, que ocorrerá de 20 a 23 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e que tem o objetivo de definir o estado campeão nacional. E MT enviará um grupo com meninas pela primeira vez e terá a maior equipe de seu histórico no torneio.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, os melhores resultados de MT na Copa das Federações foram obtidos no ano passado (em 2018), quando foram enviados treze tenistas e se conquistou o 11° lugar com 18 pontos. E, segundo ele, resultados que devem ser superados em 2019, com o envio de uma equipe de 16 tenistas, sendo 11 masculinos e cinco femininos, e a busca por um melhor placar final.

“Ficamos na 16ª posição em 2016 e 2017 e avançamos à 11ª posição em 2018. Um avanço significativo para nosso estado, pois temos uma comunidade menor de tenistas, se compararmos com, por exemplo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Eles enviam equipes maiores e com muitas meninas, mas o tênis de MT tem crescido nos últimos anos e isso se refletiu na delegação que representará o estado neste ano”, comentou o presidente, Rivaldo Barbosa.

Para uma das tenistas que representará MT na Copa das Federações, Lara Bela Frederico Santos, de 14 anos, essa será a primeira vez que competirá fora do estado. Ela começou a praticar tênis aos sete anos, deu uma pausa por alguns anos, retornou ao tênis e estreou nas competições em 2018. Tem disputado o Circuito Estadual de Tênis desde o ano passado e obteve bons resultado neste ano. Está em 1° lugar no ranking mato-grossense na 2ª Classe Feminina.

“Comecei a praticar tênis por incentivo dos meus pais, não gostava muito no início, mas agora acho uma das melhores sensações da vida. Disputo o estadual de tênis em duas categorias, na 1ª e 2ª Classe, e tenho atingido bons resultados. E meu professor me convidou para participar de uma seletiva que definiria quais seriam os tenistas que representariam Mato Grosso na Copa das Federações. Eu participei, fui aprovada e vou competir”, contou a tenista, Lara Bela Santos.

A mãe da tenista, Carmen Elizabeth Frederico de Almeida, fala que o esporte auxiliou a filha a superar o falecimento da irmã mais velha. “Ela sempre foi uma menina alegre, mas a morte da irmã fez ficar um pouco tristinha e pelos cantos da casa e o tênis ajudou a se recuperar. O tênis deu força mental e ajudou a focar nas atividades diárias e a deixar um pouco de lado a questão da morte. E também influenciou positivamente no rendimento escolar”, disse a mãe.

Outro tenista representante, Livas Eduardo Damazio, um cuiabano de 9 anos, já compete por todo o país, conquistou seis troféus neste ano, mas será a primeira vez nesse torneio. Ele foi vice-campeão na 3ª etapa do Circuito Estadual de Tênis de MT, nas categorias 10 anos e 4ª Classe, foi vice-campeão de simples e campeão de duplas no Brasil Junior Cup, na categoria 9 anos, foi campeão de duplas no 49° Banana Bowl e foi campeão na 2ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro.

Delegação

Mato Grosso será representado na Copa das Federações de Tênis pelo seguinte grupo: Livas Eduardo Damazio e Enzo Galvão (na categoria 9 anos); Leonardo Storck e Mateus Formiga (categoria 10 anos); Ruan Santana e Carlos Eduardo (na 12 anos); Rafael Araújo, Giovanne Romio e Renato Bataglini (na 14 anos); Kaue Noatto e Lucas Berte (na categoria 16 anos); Giulia Romio e Carolina (na 12 anos feminina); Tamy Ayumi, Maite e Lara Bela Santos (na 16 anos feminina).

Retrospecto

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) promove a Copa das Federações de Tênis, uma competição entre estados, com o objetivo de definir qual deles será o campeão brasileiro do respectivo ano. E, nos últimos anos, MT já se classificou em 14° lugar (em 2014) com 13 pontos, 15° lugar (em 2015) com 10 pontos, 16° (em 2016) com seis pontos, 16° (em 2017) com onze pontos e 11° lugar (em 2018) com 18 pontos. Mais informações disponíveis no Facebook da FMTT.

Circuito Estadual de MT

A Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) fomenta duas competições em Mato Grosso, o Circuito Estadual de Tênis com 16 torneios e o Circuito de Duplas de Tênis com seis torneios. E a 6ª etapa do Circuito Estadual de Tênis, o torneio Copa Borges de Tênis, será feito de 25 a 29 de junho, no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá, e a 2ª etapa do Circuito de Duplas de Tênis, o torneio Copa Círculo Militar de Duplas, será de 6 a 9 de junho, no Círculo Militar, em Cuiabá.

+ Acessados

Veja Também