Mata-mata volta à pauta com Del Nero na CBF

Redação PH

Redação PH

Mata-mata volta à pauta com Del Nero na CBF

Nesta quinta-feira Marco Polo Del Nero assumiu a presidência da CBF. Com ele no comando da entidade, a discussão sobre a volta do sistema mata-mata no Campeonato Brasileiro deve ganhar mais força.

Apesar de dizer que é a favor do sistema atual, de pontos corridos, Del Nero ressaltou que a CBF é uma instituição a serviço dos clubes brasileiros e que são eles que vão definir como a principal competição do Brasil deve ser disputada. O presidente disse que vai sentar para discutir o assunto.

“Este é outro debate que temos que ter. minha opinião é que o campeonato de pontos corridos está muito bem. Ela é democrática, talvez com menos emoções que um mata mata, mas a emoção vai até o final, enquanto no mata mata você pode sair fora rápido. Temos a Copa do Brasil, então acho que estamos bem balanceados com isso, mas quem sou eu para definir isso? Vamos discutir”, disse o novo mandatário.

Como ficariam os últimos campeonatos

Se os sistema de mata-mata voltasse, a história dos Campeonatos Brasileiros mais recentes poderiam ter sido alterada. Na última vez que o método fopi utilizado, o Santos foi o campeão. Em 2002, o Peixe se classificou em oitavo, última posição que garantia vaga no mata mata, e só a conseguiu na última rodada.

Campeão em 2012 com 77 pontos, o Fluminense teria que enfrentar o Santos, que ficou com 53. Os outros confrontos seriam entre Atlético-Mg (2º) e Botafogo (7º); Grêmio (3º) e Corinthians (6º), e São Paulo (4º) e Vasco (5º).

Em 2013, o Cruzeiro se sagrou campeão com 76 pontos, mas teria que enfrentar nas quartas de final o rival Atlético-MG (8º). O Grêmio (2º) jogaria contra o Santos (7º), o Atlético-PR (3º) contra o Goiás (6º), e o Botafogo (4º) contra o Vitória (5º).

No ano passado, a Raposa voltou a vencer, com muitas rodadas de antecedência, mas com 80 pontos, enfrentaria o Atlético-PR (8º) que terminou com 54. O São Paulo (2º) jogaria com o Grêmio (7º), o Internacional (3º) enfrentaria o Fluminense (6º), e o Corinthians (4º) disputaria vaga com o Atlético-MG (5º).

Estaduais

Muita gente quer ver o fim dos campeonatos estaduais, dizendo que eles só prejudicam o calendário e os grandes clubes, mas se depender de Del Nero, eles terão vida longa. O dirigente acredita que os regionais são importantes para fomentar o futebol no Brasil, e que o país não pode ter uma mentalidade europeia neste caso.

“Temos que valorizar os regionais também. Minha diretoria está aqui para trabalhar nesse sentido. O regional tem importância não apenas de tradição, mas porque mexe com muitas cidades do interior e isso fomenta o futebol. Não podemos ter mentalidade europeia, temos que ter a mentalidade de um país continental, como somos”, declarou.

+ Acessados

Veja Também