Mascote do Conta pra Mim, Tito leva diversão e histórias para quatro capitais do Brasil

Divulgação



Incentivar a leitura para crianças no ambiente familiar. É com esse objetivo que o Tito, mascote do programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação (MEC), embarcará em uma viagem pelo Brasil. Até o final do ano, ele vai visitar quatro capitais do país para levar diversão e muita contação de histórias. Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro vão receber a visita do Tito. Ele vai passar dois dias em cada local, sempre de 12 horas às 20 horas.

Além da presença do ursinho cheio de histórias, os shoppings irão ganhar espaços do Conta Pra Mim. No local, as famílias terão acesso a uma revista com várias dicas do Tito para as ajudar crianças a desenvolverem habilidades, atitudes e conhecimentos que facilitarão o processo de alfabetização. Os espaços permanecerão em shoppings durante 10 dias.

Mas não é só o Tito que vai ajudar na diversão. Contadores de histórias treinados pela Secretaria de Alfabetização do MEC também estarão nos espaços Conta pra Mim. Eles vão ensinar práticas e atividades de literacia familiar, isto é, técnicas de interação durante a contação de histórias e de leitura em voz alta com as crianças, por exemplo.

As atividades de literacia familiar são simples, mas capazes de influenciar significativamente no desenvolvimento intelectual já na fase pré-alfabetização, antes do começo das primeiras aulas na escola. Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental.

O programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA), lançada pelo governo federal em abril deste ano.