Marketing de influenciadores ou marketing de conteúdo? Saiba qual é a melhor estratégia

Marketing de influenciadores ou marketing de conteúdo? Saiba qual é a melhor estratégia

O marketing de conteúdo existe há décadas, uma estratégia de marketing digital testada e comprovada que funciona para todos os tipos de negócios e sites.

No entanto, nos anos mais recentes, muitas das maiores empresas do mundo começaram a se inclinar para o marketing de influenciadores em vez de estratégias de conteúdo tradicionais.

Mas o que marca a diferença entre esses dois tipos de marketing e qual é o melhor para o seu negócio?

Embora a popularidade do marketing de influenciadores tenha crescido e as empresas tenham começado a favorecê-lo, ainda há alguma confusão sobre como exatamente ele difere do marketing de conteúdo.

Aqueles que procuram o marketing de influenciadores tendem a querer as mesmas coisas que aqueles que usam o marketing de conteúdo: reconhecimento da marca, maior credibilidade e melhor alcance, bem como aumento das conversões em todos os canais.

Então, o que essa nova forma de marketing digital tem que a diferencia das demais? Descubra já:

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é basicamente uma atualização e rebranding da publicidade de celebridades tradicionais.

Onde as marcas usavam pessoas famosas em seus anúncios para atrair a base de fãs dessa pessoa e fazer seu produto parecer mais valioso aos olhos do público em geral.

Um influenciador tende a ser alguém que é “famoso na internet” em vez de uma estrela de cinema ou artista musical, mas a configuração básica é a mesma.

Prós do marketing de influência

  • Aumenta o alcance da marca. Usar um influenciador significa que seu produto é visto instantaneamente pela maioria dos fãs e seguidores desse influenciador. 
  • Gera autoridade e confiança. Os influenciadores tendem a ter a confiança de seus fãs, e se eles dizem que gostam e usam um produto, seu público vê instantaneamente que sua marca é uma marca a ser observada, sem sentir que eles foram “vendidos”. 
  • Fortalece o SEO. À medida que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa ficam mais inteligentes, até mesmo entrar em contato com um influenciador e iniciar uma conversa sobre seu produto pode ajudar a gerar backlinks e aumentar seus rankings de SERP. Se você conseguir que um influenciador retweete ou compartilhe seu conteúdo, melhor ainda.

Contras do marketing de influência

  • Pode ser caro. Os influenciadores estão tão cientes de seu poder quanto os profissionais de marketing, e o custo para trabalhar com um influenciador continua aumentando. Tente pesquisar e fazer projeções antes de entrar em contato para ter certeza de que o retorno será tão grande, ou mais, do que o pagamento de trabalhar com um. Você também pode considerar trabalhar com micro-influenciadores primeiro.  Assessoria de imprensa.  
  • Incapacidade de controlar o conteúdo. Os usuários da Internet não costumam confiar em influenciadores que simplesmente compartilham conteúdo publicitário pronto; eles buscam transparência em toda a cadeia. Quando você trabalha com um influenciador, precisa aceitar que está deixando para eles como eles anunciam ou falam sobre seu produto.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo refere-se a qualquer tipo de conteúdo que você possa produzir para divulgar sua marca ou produto.  

Existem vários tipos de conteúdo premium e visual que podem ser usados ​​como parte de sua estratégia de marketing, com alguns dos mais populares, incluindo:

  • Vídeos; 
  • Infográficos; 
  • Blogues; 
  • Podcasts; 
  • Webinars/apresentações. 

Prós do marketing de conteúdo

  • Aumenta a credibilidade da marca. Um conteúdo bom, experiente e útil ajuda a demonstrar que sua marca é uma autoridade e oferece valor aos clientes em potencial para que eles queiram se envolver com você. 
  • Aumenta o tráfego do site. Novos conteúdos oferecem a oportunidade de compartilhar em todos os seus canais, oferecendo muito movimento à sua marca online e ajudando a enviar novos contatos na direção do seu site. O conteúdo exclusivo é valioso para os mecanismos de pesquisa, portanto, isso também aumentará seus SERPs. 
  • Melhorar o relacionamento com o cliente. Os clientes antigos e novos apreciarão o conteúdo novo e interessante da sua marca, pois ajuda a mantê-lo fresco em suas mentes e nutre a fidelidade à marca. 

Contras do marketing de conteúdo

  • Você não tem permissão para um ‘dia de folga’. Os usuários da Internet estão se tornando mais exigentes quando se trata do que desejam ver no conteúdo. Se você está trabalhando em um setor em que ainda não possui tanta experiência, pode ficar para trás. O conteúdo deve ser fascinante, regular e consistente. 
  • Existem barreiras na entrada. À medida que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa e dos sites ficam mais inteligentes e os usuários da Internet ficam mais experientes, está se tornando cada vez mais difícil inserir mensagens de marca em canais externos. Os slots de guest blogging estão menos disponíveis e muitas vezes não há oportunidade de anunciar gratuitamente em outros sites. 
  • O marketing de nicho está se tornando mais importante. À medida que mais sites surgem todos os dias, a competição por engajamento de conteúdo é incrivelmente alta. Isso significa que as marcas precisam encontrar seu próprio nicho muito restrito e tentar criar engajamento com esse público específico. Isso pode ser demorado e você pode perder outros clientes em potencial que estão fora desse nicho.

Então, o que uma marca pode fazer para ajudá-los a decidir entre marketing de conteúdo e marketing de influenciadores ou criar uma combinação saudável dos dois em sua estratégia geral de marketing?

Foque na sua marca

Antes de poder produzir conteúdo de sucesso e comercializá-lo bem, você precisa garantir que sua marca resista ao processo.

Você pode ter um sucesso total com uma campanha de marketing de influenciadores, mas se o seu site não for ótimo ou você não tiver as frases de chamariz implementadas para gerar conversões, você ficará sem dinheiro depois de uma oportunidade desperdiçada.

Antes de poder aproveitar os seguidores de um influenciador, você deve criar o seu próprio público, e entender quem eles são e o que eles estão procurando. 

Para que você possa criar conteúdo que eles irão curtir. 

Dessa maneira, você terá um público alvo, e será mais simples encontrar o influenciador certo para trabalhar.

Segmentando o influenciador certo

Isso pode parecer contra-intuitivo, mas, em vez de concentrar seus esforços em abordar vários influenciadores principais na esperança de que um deles vá para sua campanha, você deve fazer sua pesquisa e encontrar o perfeito para você.

Você então quer apenas direcionar esse influenciador com um argumento que ele não possa recusar, e colocar todos os seus esforços para trabalhar com ele, com sucesso.  

Isso é importante porque o influenciador que você escolhe é tão importante quanto o conteúdo que você cria – deve ser pessoal para você e seu público. 

Veja o básico para encontrar seu público-alvo: 

  • Quem são eles? 
  • Por que eles precisam do seu produto? 
  • Como sabemos que eles precisam? 
  • Quanto disso eles precisam? 

Depois de saber disso, você pode começar a procurar um influenciador que se encaixe no seu público e que provavelmente compraria seu produto sem você se oferecer para trabalhar com ele.

O marketing on-line é uma forma de arte e uma ciência, e ser capaz de fazê-lo bem e a um preço com o qual você se sente confortável é certamente um desafio. 

Aqui na Sua Imprensa, temos profundo conhecimento e experiência no campo e gostaríamos de ter a oportunidade de discutir suas necessidades.  

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