Marcha Rosa reúne 150 pessoas na luta contra o câncer de mama

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Marcha Rosa reúne 150 pessoas na luta contra o câncer de mama

Pelo menos 150 pessoas, a maioria mulheres, participaram neste sábado (11) da quarta edição da Marcha Rosa, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama. Os participantes percorreram as avenidas São Sebastião e Isaac Póvoas até a Praça Ipiranga.

O evento é uma parceria da Associação MTmamma e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher. A presidente da entidade, Cleuza Dias Leite, destacou que uma das lutas da instituição diz respeito à regulação de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Principalmente para marcação de consultas, exames e até cirurgias, pois está demorando muito a liberação desses procedimentos. Queremos fazer esse alerta às autoridades e alcançarmos nosso objetivo”, afirmou Cleuza.

A trabalhadora da área de educação infantil e cabeleireira Vânia Silveira, 37 anos, descobriu o diagnóstico de câncer de mama no final de 2015. Ela conta que há 90 dias encerrou o tratamento com quimioterapia e agora aguarda a liberação de uma mastectomia radical (retirada da mama).

“Sabemos que o câncer não espera e é uma doença invasiva. Essa marcha é uma forma de reivindicarmos nossos direitos”, afirmou Vânia.

A presidente da MTmamma adiantou que após a Marcha será elaborado um documento com as reivindicações para encaminhar às autoridades. "Agradecemos aos parceiros e, principalmente à Sala da Mulher, que nos deu o apoio para a realização da marcha”.

A Marcha teve participação da equipe da Sala da Mulher e representantes do Sindicato dos Telefônicos de Mato Grosso (Sintel-MT); Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT);Ong Lírios, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Escoteiros da Uniselva, Sindicato de Aposentados do Estado, Cáceres Mama, entre outros.

MTmamma– A associação existe desde 2009 e comemora com a Marcha Rosa o seu oitavo aniversário e a Semana da Mulher. Atualmente, 200 mulheres são assistidas pela entidade que, além de apoio e orientação na prevenção e tratamento, oferece todas às tardes terapias integrativas (Reik, meditação, dança do ventre, hidroginástica, ioga, apoio psicoterapêutico e orientação jurídica). As pacientes também têm acesso a um banco de perucas e próteses mamárias.

Para manutenção, a associação depende de doações de patrocinadores e associados, também faz venda de camisetas e demais produtos, como artesanatos fabricados pelas próprias assistidas e voluntárias. Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho, a sede da MT Mamma está localizada na Rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, nº11, Jardim Petropólis. Mais Informações: 3052-8758.

+ Acessados

Veja Também