Mapeamento de áreas de risco em Nova Ubiratã vai subsidiar ações preventivas

Picture of Secom-MT

Secom-MT

Mapeamento das áreas de risco do município vai subsidiar a adoção de medidas preventivas - Foto por: Prefeitura de Nova Ubiratã

Mapeamento de áreas de risco em Nova Ubiratã vai subsidiar ações preventivas

Na atividade, são identificadas as áreas suscetíveis a desastres, como alagamentos, enxurradas e movimento de massa

Compartilhe:

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14.03), o mapeamento das áreas de risco no municípo de Nova Ubiratã (a 428 km de Cuiabá). A ação tem caratér preventivo e visa subsidiar a elaboração, por parte do município, de um plano de resposta em caso de emergência.

“O mapeamento foi solicitado pela Prefeitura, diante da preocupação dos gestores do município e da sociedade organizada com ocorrências meteorológicas no município. Fizemos orientações e indicamos alguns caminhos para que sejam tomadas as medidas preventivas ou corretivas nos locais mapeados, para prevenir possíveis desastres”, explicou o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho.

Na quarta-feira, a equipe estadual se reuniu com o prefeito Edegar Bernardi, gestores municipais e representantes da sociedade organizada para tratar das ações de mapeamento das áreas de risco do município. Já nesta quinta-feira a equipe foi a campo para as vistorias.

Na atividade, os agentes da Defesa Civil identificam as áreas suscetíveis a desastres, como alagamentos, enxurradas e movimento de massa, e avaliam a probabilidade da ocorrência.

Por meio do mapeamento topográfico, as equipes também obtêm as características físicas da região, como elevações, rios, estradas e a localização das casas. A ação ainda envolve o mapeamento de vulnerabilidade, por meio do qual a Defesa Civil avalia a exposição e capacidade de resposta do município em caso de desastre.

O levantamento da Defesa Civil Estadual, que será entregue à Prefeitura, vai subsidiar a adoção de medidas preventivas. 

Ações de mapeamento

Neste ano, a equipe da Defesa Civil Estadual também já realizou o mapeamento de áreas de risco nos municípios de Jauru e Comodoro, no mês de fevereiro. 

A ação em Comodoro foi acompanhada pela Defesa Civil de Vilhena (RO), que veio ao Estado aprender a metodologia utilizada pela Defesa Civil de Mato Grosso.

O próximo mapeamento será realizado no município de Nova Mutum, entre os dias 26 e 28 de março. 

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp