Mapa reconhece equivalência do Sisbi de Sergipe para leites e derivados

Picture of Mapa

Mapa

Mapa reconhece equivalência do Sisbi de Sergipe para leites e derivados

Compartilhe:

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, entregou nesta quarta-feira (25) ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a autorização para ampliação do escopo  ao Serviço de Inspeção Estadual da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), para atuação na área de leite e derivados

O estado de Sergipe já havia recebido o certificado de adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) em 2022. No entanto, a equivalência só estava valendo para o setor de abate e processamento de carnes. Após a ampliação do escopo, a equivalência vale também para empresas de leite e derivados. 

Com a adesão, as agroindústrias do estado podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Para o governador, o reconhecimento é um grande incentivo para o desenvolvimento para a bacia leiteira do estado. “Isso vai ser uma transformação para a gente, na geração de emprego e renda e na concorrência, pois vai nos possibilitar que possamos ter nossos produtos vendidos em outros estados, o que significa uma concorrência salutar a todos”, agradeceu. “Nosso papel é esse, fazer o bem à população”, destacou Fávaro. 

Também participaram da reunião os secretários estaduais Zeca da Silva (Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Aquicultura), Jorge Araújo Filho (Casa Civil), José Roberto Dantas (Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura) e Cleon Menezes (Comunicação Social), além do  secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e dos deputados federais Antônio Brito e Fábio Reis  e o deputado estadual Christiano Cavalcante.

Fruticultura 

Na tarde de hoje, o ministro Fávaro também recebeu a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. A pauta do encontro foi a desburocratização das exportações de frutas do estado para a Europa, com entrada pela Espanha. 

Também estiveram presentes o vice-governador Walter Alves, os secretários estaduais Guilherme Saldanha (Agricultura, da Pecuária e da Pesca), Maria Virgínia Ferreira Lopes (Gestão e Projetos Especiais), Jaime Calado Pereira dos Santos (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e da Inovação). Pelo Mapa, participaram o secretário-executivo, Irajá Lacerda, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.  

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também