Mapa publica os requisitos básicos para capacitação dos peritos agrícolas do seguro rural

Documento indica o conteúdo mínimo para a capacitação básica com o objetivo de fomentar a qualificação desses profissionais

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quarta-feira (28) o documento Requisitos Básicos para Capacitação de Peritos Rurais. A publicação é um complemento da Resolução nº 77 , do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, que estabeleceu os parâmetros mínimos a serem observados na capacitação técnica dos peritos agrícolas que atuam na regulação de sinistros de apólices contratadas no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola, esse conteúdo foi elaborado em parceria com a Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional dos Seguros Gerais (FenSeg) e visa fomentar a capacitação profissional indicando o conteúdo mínimo que as instituições públicas ou privadas devem observar na oferta de cursos de capacitação para esses profissionais. “Temos expectativa de que instituições públicas ou privadas e até mesmo as seguradoras comecem a ofertar esse curso básico no sistema de ensino à distância (EAD) ainda em 2020”.

Segundo Loyola, está previsto para o próximo ano, a elaboração do escopo de conteúdos da capacitação avançada, que terá atividades práticas de campo e de certificação dos peritos de seguro rural.




A publicação de 112 páginas tem 8 capítulos, que contemplam conhecimentos básicos da política agrícola e dos produtos e das modalidades de seguro rural, assim como os temas relevantes para a capacitação de peritos em vistorias prévias e de monitoramento para aceitação e acompanhamento dos riscos cobertos pelas apólices, inclusive perícias de sinistros, com objetivo de caracterizar e quantificar as perdas no campo. O capítulo final do documento é dedicado a orientações de conduta ética dos profissionais.

Acesse a publicação aqui.

Maiores informações: seguro@agricultura.gov.br