Mapa promove webinar sobre monitoramento e controle da praga dos gafanhotos

O objetivo é promover um intercâmbio de informações sobre as ações de monitoramento e controle da praga que vem sendo realizadas na Argentina e eventuais medidas aplicáveis às condições brasileiras

Foto: Reprodução/Senasa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá realizar nesta quinta-feira (16) um seminário online (webinar) para tratar do monitoramento e controle do gafanhoto migratório sul-americano Schistocerca cancellata. A conferência online será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Mapa (Youtube e Facebook), a partir das 10h.

O objetivo é promover um intercâmbio de informações sobre as ações de monitoramento e controle da praga que vem sendo realizadas na Argentina e eventuais medidas aplicáveis às condições brasileiras.

O evento contará com a participação do diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, do coordenador do Programa de Controle de Gafanhotos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), Hector Medina, do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Dori Nava e do pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jerson Guedes. O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA/RS, Jairo Carbonari será o mediador.

As últimas atualizações confirmam que a nuvem de gafanhotos continua se deslocando lentamente em território argentino, sem previsão, até o presente momento, de alterações climáticas que favoreçam o seu direcionamento rumo ao Brasil.

A equipe técnica do Mapa em Brasília se mantém em alerta juntamente com as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) e os Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em permanente contato com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) para o monitoramento do deslocamento da nuvem de gafanhotos e a preparação de medidas de controle de forma tempestiva, se for necessário.

Serviço

Webinar: “Monitoramento e Controle do gafanhoto migratório sul-americano Schistocerca cancellata”
Data: 16/07/2020
Horário: às 10h
Local: Redes sociais do Mapa – Youtube e Facebook