Mapa promove palestra sobre remineralizadores na agricultura brasileira

O número de produtores que usam os remineralizadores para melhorar a fertilidade das plantas e reduzir os custos de produção tem crescido no país

A palestra foi proferida pelo biólogo Eduardo Martins

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou na manhã desta segunda-feira (04) palestra sobre o uso de remineralizadores nos solos e o papel deles na agricultura. No Brasil, tem crescido o número de produtores rurais que usam os remineralizadores para melhorar a fertilidade das plantas e reduzir os custos de produção.

Segundo o biólogo Eduardo Martins, que proferiu a palestra, a prática do uso de remineralizadores já tem sido usada de forma ampla e em várias regiões do Brasil.

“Estamos falando sobre o esforço de compreender o funcionamento desses insumos e tentando organizar o que seriam as prioridades para fazer o uso desse fertilizante crescer e se consolidar no país. Nós temos quase 3 mil participantes, e 2 milhões de hectares de áreas já em processo de uso do fertilizante e é algo que está regulamentado. O uso tende a crescer pelos resultados positivos que tem”, disse Martins, que também é secretário executivo do Grupo de Associado da Agricultura Sustentável (GAAS).

O palestrante ressaltou ainda que uma das vantagens que o uso desse insumo pode resultar é na redução de custo para o produtor. “Essa redução de custo pode ser bastante significativa quando a gente fala em manejo da fertilidade do solo. Além disso, gera melhorias estruturais do solo” completou.

O GAAS tem o objetivo de mudar os paradigmas de produção agrícola e defender a liberdade dos produtores na escolha dos insumos considerando o contexto regional das propriedades.