Mapa participa da Semana de Floresta e Diálogos em Arinos (MG)

mapa participa da semana de floresta e diálogos em arinos (mg)

Manejo de bacias hidrográficas e conservação do solo e da água. Este é o tema da mesa-redonda que o engenheiro agrônomo Maurício Carvalho de Oliveira, chefe do setor de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa nesta sexta-feira (22), das 8h30 às 11h30, durante a Semana da Floresta e Diálogos COM-SER-TAO Sagarana 2017, no município de Arinos (MG).

De acordo com organizadores, o evento representa um esforço para internalizar a Agenda 2023 (Estratégia “felizcidades” Vale do Urucuia) e divulgar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 Brasil.

As ferramentas mobilizadoras dos diálogos voltados ao fortalecimento da cooperação intermunicipal e da educação sustentável na região são a música, leitura, culinária e a comunicação audiovisual, além de mesa-redonda, como a que avaliará o manejo de bacias hidrográficas e a conservação do solo e da água.

O chefe do setor de Agricultura Conservacionista do Mapa participará da mesa-redonda junto com José Idelbrando. Eles vão expor conceitos sobre sustentabilidade das águas, parcerias intermunicipais para implementação dos ODS e programas para agricultores ribeirinhos produtores de água. Também falarão sobre práticas exitosas experimentadas nas microbacias hidrográficas da região, entre outros assuntos.

Ao final do evento, haverá o lançamento da Festa Nacional do Baru (Fenabaru). O baru é a castanha do baruzeiro, árvore de grande porte encontrada nas matas e cerrados do Brasil Central. Também está programada para o encerramento da atividade uma mostra de produtos da culinária e do artesanato local e regional, oficinas “saboresertão” e exposição fotográfica.