Maluf reforça valorização da cultura em lançamento de livro no teatro AL

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Maluf reforça valorização da cultura em lançamento de livro no teatro AL

A valorização da cultura de Mato Grosso foi classificada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), como fundamental para a gestão da Casa de Leis. A afirmação foi feita na noite desta terça-feira (8), durante o lançamento do livro Zulmira Canavarros: a Egéria Cuiabana, realizado no teatro que leva o nome da homenageada na obra literária.

De acordo com Maluf, o principal objetivo do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros é valorizar e fomentar a cultura regional, e lembrou a parceria da Sala da Mulher do Poder Legislativo para o lançamento da obra.

“Já tivemos espetáculos aqui de dança, música, teatral, eventos escolares, trouxemos crianças e idosos para assistirem filmes, e também temos eventos literários, como este, com o lançamento do livro que homenageia uma das grandes mulheres deste Estado, que era avante ao seu tempo”, disse o deputado.

O deputado lembra os vários talentos de Zulmira Canavarros, que foi compositora, pianista, teatróloga, e destaca o lançamento do livro no Dia Internacional da Mulher. “O teatro por si só é uma homenagem a Zulmira que recebe o nome deste belíssimo espaço de cultura do Estado. O Poder Legislativo tem esse papel, especialmente de valorizar os nossos artistas regionais, e além de Zulmira, valorizamos o professor Benedito Dorileo [escritor do livro], que é de nossa terra e merece todas as nossas homenagens também”, afirmou.

O escritor e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Benedito Pedro Dorileo, lembrou que esta é a segunda obra contando a história de Zulmira Canavarros. A primeira foi lançada em 1978 e está com a edição esgotada.

“Creio que a nossa cultura está feliz, é preciso que nesse dia da mulher, seja buscado o espírito de Zulmira, de sua poesia, de sua literatura, de seu exemplo, pois na década de 20 e 30 não existia nada, e ela preencheu todos os espaços, seja na música, na cultura, na literatura, na crença, na convicção e na liderança”, comentou.

A obra tem quase 400 páginas e a edição é da Editora Entrelinhas. Durante o evento de lançamento do livro, o escritor Benedito Dorileo analisou que é importante que se observe Zulmira Canavarros para construir cultura. “Quem estuda Zulmira, está estudando a cultura de Mato Grosso, do centro-oeste e deo Brasil. É preciso se atentar para a vida dela”.

A presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, disse que receber o lançamento do livro no Teatro Zulmira Canavarros é uma grande homenagem.

“Zulmira Canavarros foi uma grande personagem feminina do nosso Estado, uma grande musicista, compositora, criadora de várias peças teatrais, um ícone, personagem histórica da cultura de Mato Grosso. É preciso estimular, incentivar e fomentar cultura e esse teatro que leva o nome dessa grande pessoa tem esse papel”.

Após a solenidade, foram apresentadas músicas do grupo Alma de Gato, que é dirigido por Gilberto Nasser, neto de Zulmira Canavarros.

+ Acessados

Veja Também