Maluf presta homenagem a cartunista Maurício de Sousa

segurança pública e desenvolvimento da região oeste foram prioridades de wancley em 2015



Criador da “Turma da Mônica”, o cartunista reconhecido internacionalmente, Maurício de Sousa, recebeu nesta terça-feira (8), a comenda “Senador Filinto Muller” e o título de cidadão mato-grossense do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB). O ministro-chefe da Controladoria-geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão, também foi agraciado com o título de cidadão mato-grossense.

O cartunista agradeceu o carinho dos mato-grossenses, durante solenidade realizada no salão Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. “Admiro muito essa terra, vejo essa terra olhando o futuro, essa cidade vai ser uma das mais bonitas do Brasil, sem dúvida. Povo bacana, terra maravilhosa, geografia fantástica e principalmente, espírito, camaradagem e o jeitão do povo daqui, além da natureza atrair turistas, e muita gente vai querer vir pra cá, morar e casar aqui”, disse.

De acordo com Maluf, a homenagem foi feita em função dos serviços prestados pelo cartunista e ministro ao longo dos anos, além do desenvolvimento do programa “Um Por Todos e Todos Por Um”, desenvolvido pelo pela CGU, juntamente com o Instituto Maurício de Sousa, e que com a parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e Governo do Estado.

O projeto visa levar conhecimento de cidadania e ética para 100 mil crianças do ensino fundamental de seis municípios em cinco anos, em um investimento de R$ 500 mil, oriundos de apreensões da Operação Ararath, que combate crimes financeiros e de corrupção, desde 2013.

“Esse projeto é belíssimo, onde estamos utilizando os personagens da Turma da Mônica para ensinar nossas crianças, mais de 100 mil crianças serão contempladas, para resgatar princípios que é o que está faltando na formação. A formação com orientação de ética e moral, fazem com que as nossas crianças se tornem cidadãos, o que é fundamental, pois não podemos deixar que as pessoas cresçam achando que é normal ser desonesto e que é normal enxergar a corrupção que transita por nosso país. Esse é o momento de fazer transformações, junto das nossas crianças, que são nosso futuro”, disse Maluf.

O ministro Valdir Simão disse que é uma honra receber o título de cidadão, e que essa homenagem reforça o comprometimento com Mato Grosso.

Representando o governador Pedro Taques (PSDB), que está em missão oficial na França, e o governador em exercício, Carlos Fávaro (PSD), que está em agenda oficial em Brasília, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques disse que os valores destinados para este programa é um dos mais bem aplicados no Estado.

“Vivemos tempos sombrios, estamos em um deserto de decência, de ética, de correção do agente público. Mas, nesse deserto, nós encontramos alguns oásis, e este é um deles [Maurício de Sousa]. Que este país volte a ter a ética como algo cotidiano”, afirmou.