Maluf participa da criação do Conselho de Educação Física de MT

Redação PH

Redação PH

"não votarei a favor de aumento de impostos enquanto o governo e o próprio senado não cortarem gastos"

Maluf participa da criação do Conselho de Educação Física de MT

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), participou nesta segunda-feira (14), da solenidade de criação do Conselho de Educação Física de Mato Grosso (Cref) e posse da primeira diretoria da entidade.

Durante o evento, realizado no auditório Milton Figueiredo da Casa de Leis, Maluf destacou a sua luta em prol da categoria, e citou o projeto de lei de sua autoria que tramita na Assembleia Legislativa, e estabelece normas para o funcionamento de academias de ginástica, lutas, musculação, natação, clubes esportivos e recreativos, escolinhas esportivas e estabelecimentos com atuação na área de atividades físicas, desportivas e similares.

Se aprovado pelos demais parlamentares, os estabelecimentos deverão manter em seus quadros, durante todo o período de funcionamento, profissionais de Educação Física devidamente inscritos, registrados e quites com suas obrigações junto ao Conselho Regional de Educação Física (Cref).

“Hoje é uma data história para esses profissionais de Educação Física, que aguardavam com muita ansiedade a representação através de um conselho, vai ser bom para a profissão e para a atuação desse profissional. Temos em andamento esse projeto na Casa de Leis, determinando que se tenha um profissional nas academias ou similares, como forma de saúde e segurança, contando com uma pessoa habilitada e capacitada a prestar esse serviço”, disse.

"Com a criação da Cref Mato Grosso, ocorre um desmembramento, pois até ontem, os profissionais do Estado eram ligados a Cref 11, que atendia Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O objetivo principal da criação do conselho é a fiscalização e orientação, quem ganha é a sociedade, visando a promoção da saúde. O conselho vai atender as denúncias e demandas também via site, telefone, whatsApp, vamos colocar esse canal moderno. A grande função do profissional de Educação Física é oferecer serviços que levem a sociedade, a promoção de saúde, melhoria na qualidade de vida”, afirmou Carlos Alberto Eilrte, presidente do Conselho de Educação Física de Mato Grosso, que tomou posse juntamente com mais 27 membros da diretoria.

De acordo com a instrução normativa do Ministério da Educação (MEC) de 2010, as áreas de atuação dos profissionais de educação física são as seguintes: O formando em licenciatura só pode trabalhar em escola, como professor, e o formando em bacharelado pode trabalhar como personal trainer, técnico de modalidades esportivas.

Presidente agora apenas do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul, Ubiratan Brito de Melo, afirmou que com a criação do conselho em Mato Grosso, os profissionais terão a oportunidade de crescer cada vez mais e lutar pela profissão.

“A função do conselho é de fiscalizar a profissão, para que tenhamos uma educação física de qualidade e profissionais trabalhando. Dar oportunidade e cobrar que leigos não atuem na profissão, garantir que a profissão seja sempre regulamentada”, disse.

Também participaram do evento, o vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, João Batista Anderotti Gomes Tojal e o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Sinohara.

+ Acessados

Veja Também