Maluf discute fortalecimento da saúde na região Médio Norte

Redação PH

Redação PH

com mais de 60% dos válidos emanuel pinheiro é eleito prefeito de cuiabá

Maluf discute fortalecimento da saúde na região Médio Norte

A regionalização da política de saúde desenvolvida no Médio Norte de Mato Grosso foi tema de reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, o secretário de estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, e o prefeito reeleito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira.

Na ocasião, Fábio Junqueira entregou a Maluf e ao secretário um plano de ação elaborado pela Prefeitura de Tangará da Serra, com o objetivo de promover o fortalecimento do setor na região.

A microrregião do Médio Norte é composta por 10 municípios e conta com uma população de 247,8 mil habitantes. Nesse contexto, segundo o prefeito, Tangará da Serra é referência no que se refere a atendimentos de saúde.

“Tangará acaba atendendo pacientes dos demais municípios que compõem a região e isso sobrecarrega o sistema e gera gastos excessivos. Acreditamos que a elaboração de um plano de regionalização vai contribuir para solucionar os problemas que enfrentamos hoje”, declarou.

O plano apresentado pelo gestor inclui propostas de curto, médio e longo prazo. Dentre elas, estão a ampliação dos serviços especializados e hospitalares da região e a implantação do serviço de hemodinâmica.

Ciente das demandas relacionadas aos serviços de saúde na região, o deputado Guilherme Maluf reforçou o pedido para que o governo do Estado dedique atenção especial ao tema e aproveitou para cobrar a construção de um Hospital Regional no município de Tangará da Serra.

“Tangará paga um alto preço por ser um pólo regional de saúde, por isso é preciso que sejam destinados mais investimentos para o município e que acabam beneficiando também toda a região. A população dos municípios que a compõem clama há tempos pela construção de um hospital regional e a Assembleia está atuando fortemente junto ao governo do Estado para viabilizar esse pleito”, afirmou Maluf.

Providências

O secretário de Saúde, João Batista da Silva, informou que o governo está elaborando um estudo para atender estas demandas. Uma das medidas que deverão ser tomadas, segundo ele, será a reassunção, pelo governo, da gestão do Hospital de Barra do Bugres.

“O estado deverá reassumir o hospital de Barra do Bugres e também será necessário fazer o redimensionamento dos serviços prestados na região. Para levantar as reais necessidades dos municípios, faremos uma visita in loco nos próximos dias. Também vamos analisar com muita atenção o plano proposto hoje pelo prefeito”, comprometeu-se.

+ Acessados

Veja Também