Maluf apresenta projeto para incentivar doação de sangue em MT

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Maluf apresenta projeto para incentivar doação de sangue em MT

Em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), apresentou projeto de lei propondo que os doadores de sangue sejam informados sobre a destinação dada a sua doação. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação no estado.

Conforme o texto, os bancos de sangue de Mato Grosso deverão enviar mensagem para o doador cada vez que um dos subprodutos da doação for utilizado. A mensagem poderá ser enviada por e-mail, SMS, Whatsapp ou qualquer outro sistema eletrônico de troca de mensagens que possuir grande alcance no estado e deverá informar em qual unidade hospitalar o subproduto da doação foi utilizado e que o ato do doador salvou uma vida.

“Os bancos de sangue de Mato Grosso e de todo o país sofrem com a falta de doações. Por isso, minha intenção ao propor esse projeto de lei é estimular o ato. Com certeza, os doadores ficarão satisfeitos ao saber que, de fato, a sua ação está salvando vidas, e se sentirão motivados não só a continuar doando, mas também a convidar conhecidos a fazerem o mesmo”, afirmou Guilherme Maluf. Segundo o parlamentar, medida semelhante é adotada na Suécia e tem efeitos positivos.

MT Hemocentro

Para ser doador de sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar boa saúde. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Também é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e apresentar documento oficial de identidade.

O sangue doado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, podendo, assim, beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos aos hospitais da cidade para atender casos de emergência e pacientes internados.

Quem quiser se tornar um doador de sangue pode procurar a sede do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 Junho, n° 1055, bairro Porto, em Cuiabá. O atendimento ao público é realizado de segunda a sábado, das 7h às 18h30.

Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3321-4578 ou (65) 3623-0044 – ramal 221.

+ Acessados

Veja Também