Mais leve, Nova S10 combina potência com economia

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Mais leve, Nova S10 combina potência com economia

Vendida no Brasil desde maio, a Nova S10 prova que é possível, sim, combinar potência com economia. A versão 2017 da picape da Chevrolet está mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, à adoção de novas tecnologias e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas ela continua sendo a mais potente e forte do segmento.
Para os admiradores que fazem a S10 líder da categoria desde seu lançamento, em 1995, a versão 2017 estreia com 13 diferentes configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida).
A notícia boa é que todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% na comparação com o modelo anterior.
Mudanças mecânicas e estruturais
Mas o que mudou? Foram vários fatores somados para chegar nesse resultado, como evoluções aerodinâmicas, utilização de materiais mais leves, adoção de pneus “verdes” e a mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex). Soma-se a isso a introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica. A versão atual está em média 28 quilos mais leve do que a anterior.
E todas essas mudanças não afetaram a robustez e a força da S10. A picape vem com motor 2.8 TurboDiesel de 200 cavalos e 51kgfm de torque, o mais forte da categoria. A outra opção de motorização é o 2.5 Flex de 206 cavalos. O câmbio segue com as caixas manual e automática, as duas com seis velocidades.
Capacidade de carga
Toda essa força e potência garantem uma capacidade de carga de 1.049 quilos (considerando os passageiros) na versão High Country, que é top de linha. Ela consegue transpor alagamentos de até 60 centímetros (600mm).
Nova S10 está mais leve, o que garante maior economia de combustível.

+ Acessados

Veja Também