Mais de 74 mil devem fazer prova do concurso do Detran em Mato Grosso

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Mais de 74 mil pessoas devem fazer a prova do concurso público do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) neste domingo (26). De acordo com a assessoria do Detran, no período matutino, às 8h [horário de Mato Grosso], será aplicada a prova para o cargo de auxiliar do serviço de trânsito.

Para os cargos de analista do serviço de trânsito e agente do serviço de trânsito as provas serão realizadas no período vespertino, com fechamento dos portões e início das provas às 15h.

Segundo o Detran, são 74.983 candidatos em todo o estado que disputam 452 vagas. O cargo mais concorrido é o de auxiliar de serviço de trânsito, que teve 43.581 inscritos que disputarão as 125 vagas ofertadas em oito polos de Mato Grosso. A maior concorrência local é a de Cuiabá com 19.833 inscritos. Cada uma das 28 vagas ofertadas para o polo será disputada por 708.32 candidatos.






Os cargos de agente de serviço de trânsito para atuações em vistoria veicular e fiscalização de trânsito, tiveram, respectivamente 8.937 inscritos para concorrer a 120 vagas e, 7.439 para 100 vagas, em todo o estado.

Cada turno terá duração de cinco horas, com exceção para a candidata que tiver a necessidade de amamentar, que terá direito de compensação.

Salário

Os salários iniciais vão de R$ 1.510,37 para auxiliar de serviços de trânsito, até R$ 6.053,01 para analista de serviço de trânsito (psicólogo de serviços de trânsito). Além das vagas disponíveis, o edital prevê a criação de um cadastro de reserva. O resultado final do concurso está previsto para o dia 28 de agosto.

Vagas

São 72 vagas para analista do serviço de trânsito, 228 para agente do serviço de trânsito e 152 vagas para auxiliar do serviço de trânsito. Cuiabá e a região metropolitana ficarão com 40% e o interior 60% do número total de vagas que serão distribuídas nos polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Atualmente o Detran-MT tem 820 servidores, 372 estão locados na capital e 448 no interior. O preenchimento das vagas representará um acréscimo de 55% no quadro de servidores do órgão.