Mais de 7 mil frascos de produto de uso veterinário à base de cetamina são apreendidos em operação conjunta no DF, SP e RJ

Picture of Mapa

Mapa

Mais de 7 mil frascos de produto de uso veterinário à base de cetamina são apreendidos em operação conjunta no DF, SP e RJ

Na quantidade apreendida, estima-se que poderiam ser realizadas anestesias de mais de 380 mil cães ou de mais de 10 mil cavalos

Compartilhe:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), participou nesta terça-feira (5) da operação conjunta com as Polícias Civis do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, visando o combate ao tráfico de drogas por uma empresa do ramo da agropecuária que comercializava ilegalmente centenas de medicamentos de uso veterinário controlados à base de cetamina, em quantidades incompatíveis com o exercício normal da profissão.

A ‘Operação Keyla’, denominada pelo codinome utilizado por usuários da cetamina como droga recreativa, foi realizada por parte do Mapa nos municípios de Suzano-SP, Mogi das Cruzes-SP, Mauá-SP e no Rio de Janeiro-RJ. Ao todo, 7.674 frascos de produtos de uso veterinário à base de cetamina foram apreendidos, além de outros produtos como a base de acepromazina e xilazina, sujeitos a controle especial, que também podem ter desvio de uso como droga recreativa. Produtos sem registro no Ministério da Agricultura também foram apreendidos na ação.

O medicamento de uso veterinário é um anestésico comumente utilizado na realização de cirurgias de animais de estimação. Na quantidade apreendida durante a operação, estima-se que poderiam ser realizadas anestesias de mais de 380 mil cães ou de mais de 10 mil cavalos.

Somando os produtos controlados, os sem registros, falsificados e contrabandeados da Argentina, Holanda e do Canadá, foram apreendidos 9.483 produtos ilegais, o que correspondem a um prejuízo estimado aos infratores, da ordem de R$ 2 a 3 milhões de reais.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados com multas que podem chegar a R$ 90 mil reais, além da interdição tanto do estabelecimento comercial como dos demais imóveis utilizados para o depósito e a venda ilícita dos produtos, devendo ainda os veterinários envolvidos no esquema ter sua responsabilidade técnica cassada. Oito pessoas foram presas.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp