Mais de 600 agentes comunitários de saúde estão incluídos no Pró-Família

Redação PH

Redação PH

mais de 600 agentes comunitários de saúde estão incluídos no pró-família

Mais de 600 agentes comunitários de saúde estão incluídos no Pró-Família

Nessa quarta-feira (04.10) é celebrado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. A titular da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), responsável pelo projeto, Mônica Camolezzi, destaca que os profissionais são fundamentais na rede de atenção primária, pois são eles que estão mais próximos dos problemas que afetam a comunidade.

“O ACS auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. No Pró-Família essa relação de confiança entre o agente e a população aumenta a probabilidade de sucesso no atendimento, que é a superação da pessoa da condição de vulnerabilidade”, afirma a secretária.

A agente comunitária de saúde, Maria Helena Rodrigues dos Santos, é uma das que fazem esseatendimento com as famílias vulneráveis de Nova Brasilândia (236 km de Cuiabá). Maria está entre os 673 agentes incluídos no programa Pró-Família, em 37 municípios nos quais os cartões já foram entregues.

Os agentes comunitários de saúde incluídos no Pró-Família recebem o cartão alimentação com crédito mensal de R$100,00 e um kit de trabalho, composto por uma mochila, uniforme, chapéu e protetor solar.

Cada ACS é responsável pelo atendimento de cinco a 12 família e realiza visitas mensais. Além das orientações de saúde, incluindo as alimentares, relacionadas ao consumo com o cartão alimentação, os ACS podem encaminhar as pessoas atendidas pelo programa aos serviços que necessitarem em todas as áreas do poder público, tais como educação, segurança, defensoria, entre outros.

+ Acessados

Veja Também