Mais de 40 crianças e adolescentes de VG participam de ação social da Polícia Civil

Foto: Polícia Civil-MT

Mais de 40 crianças e adolescentes de VG participam de ação social da Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Várzea Grande, realizaram uma visita de âmbito preventivo para cerca de 40 crianças e adolescentes, do grupo de Capoeira do Instituto Semente Brasil (ISB), em Várzea Grande.

No encontro, os alunos do grupo Capoeira do Instituto Semente Brasil participaram da ação desenvolvida pelos projetos sociais da Polícia Civil, durante uma roda de conversa com o investigador de polícia, Ademar Torres, e com o membro do Conseg de Várzea Grande, Danilo Moraes.

Na ocasião foram abordados temas de diferentes temáticas, que serão trabalhados ao longo do segundo semestre deste ano, visando a prevenção ao abuso de bebidas alcoólicas e uso de outras drogas, violência virtual bulliyng e cyberbulliyng.

Para o coordenador de Polícia Comunitária, Gaspar Reis, os projetos sociais buscam abordar sobre a importância da prevenção das violências como o bullying, bem como acerca do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, objetivando engajamento no apoio às atividades preventivas com base na filosofia da responsabilidade compartilhada.

“Nossa missão é ampliar as atividades de prevenção, por meio do apoio a projetos comunitários que promovam a educação e bem-estar dos jovens”, mencionou o coordenador.

Conforme o mestre de capoeira, Benedito, conhecido como mestre Jaguar, o Instituto Semente Brasil foi fundado em 20 de Julho de 2013, e é uma instituição sem fins lucrativos e de caráter social, que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Foto: Polícia Civil-MT

“Nosso principal objetivo é ajudar a manter esse público da comunidade longe das drogas e do crime, promovendo a inclusão social através da prática da capoeira como esporte, proporcionando inclusão e integração entre nossos alunos com atividades físicas, culturais, educativas” destacou o professor mestre Jaguar.

O representante do Conseg de Várzea Grande, Danilo Moraes, falou das atividades culturais desenvolvidas com as crianças e adolescentes são fortes instrumentos de inclusão social, sobretudo por fomentar as práticas das manifestações culturais afro-brasileiras e a suas histórias estão ligadas com a cultura de rua e as manifestações populares.

“O Instituto Semente Brasil possui inúmeras parcerias duradouras e de qualidade que ajudam na manutenção das atividades e apoio financeiro. Além das parcerias compostas por outras organizações da sociedade civil, agora poderão contar com a parceria da Polícia Civil e do Conseg do município”, pontuou o membro do Conseg Danilo Moraes.

Os participantes receberam da Coordenadoria de Polícia Comunitária um kit contendo uma garrafa de alumínio, modelo Squeeze, adesivada com a identificação dos projetos sociais e uma bolsa personalizada com o brasão da Polícia Civil.

Foto: Polícia Civil-MT

+ Acessados

Veja Também