Mais de 300 estudantes participaram de palestra educativa no dia do pedestre

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Mais de 300 estudantes participaram de palestra educativa no dia do pedestre

No Dia Internacional do Pedestre, comemorado nesta terça-feira (08.08), a equipe da Gerência de Ações Educativas de Trânsito do Detran levou conhecimento sobre segurança no trânsito para312 estudantes da escola municipal Deputado Ulisses Guimarães, no bairro Ouro Fino, em Cuiabá.

A servidora Zoraide Urcino, enfatiza que o pedestre deveria ter prioridade, “até porque somos todos pedestres”. Segundo ela, para ter segurança na travessia o pedestre deve atravessar as ruas olhando para ambos os lados, respeitando os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

“Antes da travessia, faça o contato visual com o motorista para ter certeza que foi visto. Quando não houver faixa, procure locais seguros para atravessar, longe de cruzamentos, em passarelas ou próximo a lombadas”, alerta a educadora.

Ela acrescenta que os pontos cegos devem ser evitados, a orientação é que não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, próximo às árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande. Já os motoristas devem redobrar a atenção nos semáforos, em faixas e em locais onde há grande movimentação de pedestres reduzindo a velocidade.

As atividades foram desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental. Os professores também receberam instruções para incluírem no currículo atividades sobre o trânsito. “É possível incluir o trânsito em todas as matérias ministradas e até mesmo desenvolver projetos sobre trânsito na escola envolvendo todos”, comenta Zoraide.

Na faixa

Nesta terça-feira (08) o Detran em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá realizou uma ação educativa na faixa elevada localizada em frente ao Pronto Socorro Municipal. Foram abordados 145 cidadãos tanto pedestres quanto os condutores que ali paravam em respeito aos pedestres no momento da travessia.

A gerente de Ações Educativas de Trânsito, Rosane Pölz, enfatizou que durante a realização da ação muitos condutores não respeitam a faixa. “Eles paravam sobre a faixa quando o trânsito congestionava. Também presenciamos alguns pedestres imprudentes que não fizeram uso da faixa mesmo estando a poucos metros da mesma. Todos foram alertados em relação aos riscos que estavam assumindo e impondo aos demais”, comentou.

Os pedestres também receberam um informativo de bolso contendo dicas de como transitar com maior segurança enquanto os condutores foram lembrados de que devem sempre respeitar a prioridade dos pedestres.

+ Acessados

Veja Também