Mais de 24 mil selos Turismo Responsável já foram emitidos

Iniciativa busca incentivar retorno seguro das atividades turísticas em todo o país

Restaurantes, cafeterias, bares e similares estão entre os segmentos com maior número de solicitações do selo - Foto: Agência Brasil

Mais de 24 mil empreendimentos e guias de turismo já possuem o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do Ministério do Turismo. A marca foi atingida nesta quinta-feira (3) após seis meses do lançamento do selo, o que corresponde a uma média de 4 mil emissões por mês.

A iniciativa estabelece protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 para 15 segmentos do setor de turismo e busca auxiliar na retomada segura das atividades do setor tanto para turistas quanto para trabalhadores.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou o crescente aumento das adesões e ressaltou a importância do selo, principalmente neste momento de retomada das viagens.




“A adesão ao selo mostra o comprometimento dos serviços turísticos em se adequar à nova realidade em que os turistas se encontram, muito mais exigentes em relação à biossegurança. Quanto mais empreendimentos e guias adotarem medidas de prevenção, mais estaremos prontos para uma retomada segura e sustentável do turismo, principalmente agora na temporada de verão.”

Os segmentos com maior número de solicitações do selo são: agências de turismo (7.401), meios de hospedagem (5.535), guias de turismo (3.333), transportadoras turísticas (3.139) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (1.628). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (4.724), Rio de Janeiro (3.566), Minas Gerais (2.124), Bahia (1.816) e Rio Grande do Sul (1.629).

Para solicitar o selo, o interessado precisa, primeiro, estar com a situação regular no Cadastur, que é o cadastro de prestadores de serviços turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito on-line.

Na sequência, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.

Acesse o Cadastur

Acesse o site do Selo Turismo Responsável

Com informações do Ministério do Turismo