Mais de 20 milhões de brasileiros já possuem a nova carteira de identidade

Picture of R7

R7

Divulgação/Detran RJ/Arquivo

Mais de 20 milhões de brasileiros já possuem a nova carteira de identidade

Nova documentação visa reduzir fraudes, melhorar cadastros e serviços públicos

Compartilhe:

Mais de 20 milhões de brasileiros já possuem a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), conforme divulgado pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) nesta segunda-feira (10). Segundo a pasta, o documento, que conta com novos dispositivos de segurança, pode reduzir fraudes, melhorar os cadastros administrativos e oferecer serviços públicos de melhor qualidade. A nova identidade é o principal documento para crianças, mas também já pode ser emitida para adultos (veja detalhes a seguir).

Segundo o governo, a CIN tem validade de cinco anos para crianças com até 12 anos incompletos. “Esse prazo é necessário para manter a biometria atualizada no sistema de identificação brasileiro, facilitando o acesso aos serviços públicos em áreas como educação e saúde”, afirma a pasta. O prazo de validade da CIN aumenta para dez anos entre 12 e 60 anos incompletos. Após essa idade, a carteira tem validade indeterminada.

Entre as vantagens do novo documento, está o padrão nacional e o número único para todo o país. Isso elimina, por exemplo, a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade nas 27 unidades da federação, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro. Dessa forma, o cidadão mantém o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Infraestrutura Pública Digital

Para aprimorar a oferta de serviços públicos, o MGI está trabalhando na construção da IPD (Infraestrutura Pública Digital) de Identificação Civil. Segundo a pasta, o sistema utilizará os dados da CIN e a identificação em meios digitais a partir do GOV.BR.

“Este trabalho será fundamental para conseguirmos uma identificação inequívoca dos brasileiros, para oferecer serviços de forma automatizada, pois já saberemos que a pessoa tem direito ao serviço ou benefício. Estamos usando a tecnologia para melhorar e simplificar a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Dados

Confira os estados que mais emitiram a CIN até o momento:

Por emissões:

  • MG: 2.461.123
  • RS: 1.922.306
  • SP: 1.919.872
  • RJ: 1.712.800
  • SC: 1.401.078

Por proporcionalidade da população:

  • PI: 29,78%
  • AC: 23,79%
  • AL: 19,22%
  • MT: 18,81%
  • SC: 17,39%

Deixe um comentário

Veja Também