Mais de 190 estudantes da Escola Técnica de Sinop participam de formatura

Mais de 190 estudantes da Escola Técnica de Sinop participam de formatura
Formandos fazem o juramento na colação de grau - Foto por: Neusa de Paula | Secitec

A colação de grau dos cursos de Agropecuária, Agroindústria, Eletrotécnica, Edificações e Automação Industrial da Escola Técnica de Sinop ocorreu durante esta semana, no auditório da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso) e em cinco unidades remotas. Um total de 194 estudantes recebeu o certificado de conclusão de curso, entre eles, muitos estavam emocionados da conquista.

A coordenadora do Pronatec, Neusa Aparecida de Paula, destaca que os cursos foram muito importantes para os municípios e a região, pois estão promovendo profissionais capacitados para o mercado de trabalho. “Como instituição de ensino, temos orgulho em contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos estudantes e o desenvolvimento regional”.

Emocionado, o aluno Sandro Donizete da Silva, 38 anos, formou-se em Agropecuária e disse que concluir o curso técnico é a realização de um sonho. “Estou muito feliz, porque o curso é excelente e sei que muitas oportunidades virão dessa minha iniciativa. Tenho incentivado outras pessoas a fazerem o mesmo”.

Sandro explica que a vida normalmente tem obstáculos a serem vencidos, e que durante a realização do curso preciso se privar de muitas coisas para se manter disciplinado e focado. “Além de estudar, tinha que trabalhar para manter a minha família, ou seja, a minha jornada era exaustiva”.

A ex-aluna Marcela da Silveira Santos fez o curso em Agroindústria e diz que o conhecimento é algo que ninguém tira, por isso continua estudando. “Passei em Direito na Unemat de Alta Floresta e pretendo depois fazer concurso para trabalhar como juiza, um sonho puxa o outro e assim a gente vai crescendo e construindo uma nova vida. Estudar abre muitas portas, principalmente para nós, mulheres”.

O diretor da Escola Técnica de Sinop, Willian Constantini, disse estar satisfeito com os resultados obtidos pelos estudantes, pois a maioria consegue emprego rapidamente, outros têm conquistado vagas em universidades e há ainda aqueles que passam em concursos públicos. “Nós acreditamos que a oportunidade levada a esses jovens e adultos podem transformar as suas vidas e, na prática, isso vem acontecendo, o que nos fortalece para dar continuidade ao nosso trabalho, que é gratificante”.