Mães de Nossa Senhora de Livramento recebem Sala da Mulher em Ação

Edição da Assembleia Social ofereceu cuidados de beleza em espaço com ‘sopão’ semanal

Mães de Nossa Senhora de Livramento recebem Sala da Mulher em Ação
Karen Malagoli/ALMT

Para fechar o mês das mães, cuidado às mamães de Nossa Senhora do Livramento e fortalecimento da autoestima delas.

A Assembleia Social (antiga Sala da Mulher) levou alguns dos serviços da Sala da Mulher em Ação para a comunidade atendida pelo Sopão Solidário Amigos de Todos, especialmente cuidados de beleza, nessa quinta-feira (30).

Para fechar o mês das mães, cuidado às mamães de Nossa Senhora do Livramento e fortalecimento da autoestima delas.

A tarde com serviços de limpeza de pele, maquiagem, manicure, penteados e corte de cabelo atendeu, gratuitamente, cerca de 60 mães, em um evento que abrigou 80 pessoas (incluindo homens e crianças).

Todos aguardavam, ainda, a sopa a ser oferecida – como ocorre toda quinta-feira, quando as famílias se alimentam no local e levam para casa, a fim de alimentar outros membros.

O Sopão Solidário ainda fornece, quando possível, verduras e carnes. Os alimentos são arrecadados por meio de parcerias com a Assembleia Social e com mercados e açougues.

No momento festivo da última quinta, houve sorteio de brindes para as mães – doados também por parceiros – e lanche para as crianças.

Dona Líbia Maria do Espírito Santo, mãe de dois jovens, não escondia a alegria em mudar o visual. Fizera uma trança no cabelo e maquiagem. Religiosa, garantiu que ficou “bonita para Jesus, para adorar a Deus” e classificou a tarde como “maravilhosa e especial”.

Cheila Camila da Silva, de 28 anos, levou seus dois filhos menores (de 2 e de 7 anos) para o evento promovido pela Assembleia Social no Espaço Papa Banana, em Livramento. Os outros, mais velhos, estavam na escola, mas comeriam da sopa que mãe levaria mais tarde. Cheila estava “achando tudo bom”, porque não é “todo dia que pode se arrumar”, exibindo a limpeza de pele e garantindo que se maquiaria logo mais.

A Ong Autoestima, uma das parceiras da Assembleia Social, que leva tratamentos de cabelo às comunidades, com professoras de Curso de Cabeleireiro e alunos voluntários, dispôs ao evento 14 pessoas para atender as mães de Livramento. Silça Pinheiro, a idealizadora acredita que todos precisam fazer algo pelo próximo. “Nós temos que ajudar o ser humano”, sintetiza.

Uma das idealizadoras do Sopão Solidário, Suely Curvo, acredita que o evento alusivo ao Dia das Mães foi um sucesso e buscará formas de torna-lo uma ação contínua. “Nós precisamos, uma vez por mês, fazer uma ação de corte de cabelo, de unha, de conversa, de atendimento destas mulheres, aqui precisa muito”, narra.

“É este tipo de projeto que a Assembleia Social busca apoiar: mais que alimento para o corpo, busca o despertar da autoestima, o carinho, aproximar os corações. Somos parceiros deste sopão há mais de ano e estamos sempre dispostos a oferecer o que nos for possível”, declara a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Veja mais fotos