Luto em Rondonópolis- Cidade perde Hermenegildo, ícone do esporte local

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Luto em Rondonópolis- Cidade perde Hermenegildo, ícone do esporte local

Compartilhe:

A cidade de Rondonópolis está de luto; faleceu ontem, aos 92 anos de idade, o empresário Hermenegildo Reis de Almeida.

Ele chegou à cidade em 1958, à convite de Miguel Ortiz, o Padre Miguel, que era gerente do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER). Hermenegildo veio para trabalhar como rádio telegrafista;

Hermenegido e Padre Miguel no Rodoviário Futebol Clube (Foto Arquivo-Roberto Barcelos)

Juntos, os dois fundaram o Rodoviário Futebol Clube e jogaram pela seleção de Rondonópolis. Ele foi presidente da liga local de futebol e organizou o primeiro campeonato amador da cidade, de acordo com informações do jornalista Roberto Barcellos.

No entanto, em novembro de 1959, ele esteve na inauguração da principal praça Esportiva da cidade, o estádio Luthero Lopes.

Há quem diga que ele foi o autor do gol inaugural do estádio.

Luthero Lopes antigo foi demolido em 1999

O jornalista Eduardo Gomes, descreveu toda essa polêmica no texto abaixo.

“Poxoréu despachou Rondonópolis por 5 a 2, com direito a olé e foguetório. Quanto ao resultado, a torcida que assistiu ao jogo não discute. O que ninguém sabe é o nome do craque autor do primeiro gol do Luthero Lopes. Ninguém vírgula, porque duas vozes discordantes sempre sustentaram a seu modo a paternidade do feito.

Hermenegildo Reis de Almeida, de Rondonópolis, conta que na intermediária desarmou o volante, avançou, driblou dois zagueiros, cobriu o goleiro e fez a gorduchinha triscar a trave antes de cair mansa e faceira atrás da linha da cal. Rosalvo Aguiar, de Poxoréu, disse como marcou o primeiro gol: recebeu cruzamento da esquerda, matou a redonda no peito e de voleio estufou as redes.

Nos alicerces de Rondonópolis estão as impressões digitais dos personagens dessa polêmica. Hermenegildo foi servidor do DNER (agora Dnit). Alguns anos depois daquela partida, Rosalvo dignificou a profissão de bancário gerenciando o Banco Real naquela cidade, até se aposentar precocemente por problemas de saúde que comprometeram a desenvoltura de seu caminhar”, destaca o Jornalista.

Jornalista escreveu sobre a polêmica do primeiro gol no Estádio Luthero Lopes

Depois Hermenegildo se destacou como empresário e abriu a empresa Iscas Boa Pesca, empresa de destaque no setor.

O velório está ocorrendo no cemitério da Vila Aurora e o sepultamento deve ocorrer na tarde de hoje.

Deixe um comentário

Veja Também