Lula volta a despachar do Planalto depois de se recuperar de cirurgias

R7

R7

Lula volta a despachar do Planalto nesta segunda - Ricardo Stuckert/PR

Lula volta a despachar do Planalto depois de se recuperar de cirurgias

Primeira agenda do presidente no gabinete será na tarde desta segunda, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a trabalhar do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo federal, nesta segunda-feira (23), depois de 23 dias de despachos da residência oficial da Presidência, o Palácio da Alvorada. Lula tem permanecido no local desde o dia 1º de outubro, recuperando-se de duas cirurgias realizadas em 29 de setembro. A primeira agenda do presidente no Planalto será nesta tarde, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Lula avisou que voltaria a trabalhar do gabinete no Palácio do Planalto na última sexta-feira (20), durante cerimônia de comemoração dos 20 anos do Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal. O presidente participou do evento por transmissão de vídeo ao vivo. Foi a primeira aparição pública do petista desde as cirurgias.

Depois de falar por cerca de 15 minutos, Lula se levantou. “Na semana que vem já vou voltar ao Planalto, já estou levantando sozinho e ficando em pé. Estou pronto para o combate outra vez. Semana que vem nos encontraremos no Palácio do Planalto”, declarou.

Mesmo em recuperação, Lula trabalhou a distância enquanto permaneceu no Alvorada. No dia 9 de outubro, ele participou por videoconferência da primeira agenda desde os procedimentos, ocasião em que debateu com ministros e autoridades a situação dos brasileiros na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. 

Desde então, foram pelo menos nove reuniões por vídeo, além de telefonemas com presidentes de outros países e encontros pontuais com ministros.

Cirurgias

No fim de setembro, Lula fez dois procedimentos em um hospital particular de Brasília. O primeiro, chamado de artroplastia, serviu para tratar a artrose no quadril direito, enquanto o segundo, nomeado blefaroplastia, foi realizado para remover o excesso de pele nas pálpebras. O presidente recebeu alta médica em 1° de outubro.

No último sábado (21), o presidente esteve em um hospital particular de Brasília para exames de rotina. Lula fez uma radiografia do quadril e voltou ao Alvorada depois da consulta, de acordo com a equipe médica.

Destaques

Veja Também