Lucas assume compromisso com PDI e quer ser modelo em planejamento

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Lucas assume compromisso com PDI e quer ser modelo em planejamento

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Flori Luiz Binotti, pretende tornar o município um modelo de organização e planejamento com o apoio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). A decisão foi tomada após reunião, na tarde desta terça-feira (07.03), entre o gestor e a equipe técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que reforçou a importância da gestão se comprometer de fato com o programa, a fim de que os resultados apareçam. Lucas do Rio Verde é um dos 23 municípios do Estado adesos ao PDI.

Responsável pelo Projeto 1 do PDI, que trata do Planejamento Estratégico, o auditor José Marcelo explicou que o TCE reduziu este ano o número de municípios adesos ao PDI, de 39 para 23, para poder trabalhar de forma diferenciada, com gestores que realmente querem avançar na melhoria das políticas públicas e da qualidade de vida do cidadão. "Muitos municípios com quem trabalhávamos em 2016 não estavam imbuídos desse amadurecimento", destacou o auditor.

O acordo de compromisso já teve um efeito prático de economia para os cofres públicos de Lucas do Rio Verde, já que o prefeito estava prestes a contratar uma auditoria para solucionar alguns gargalos da administração pública, como encontrar meios de acessar mais recursos para as áreas de saúde e educação, elaborar o Plano Plurianual (PPA), entre outros. José Marcelo explicou que a consultoria é fornecida ao município pelo próprio Tribunal, sem custos. "Os consultores farão o diagnóstico dos problemas e vão trabalhar os desafios, um a um", explicou.

A secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo, responsável pelo Projeto 2 do PDI, que abrange Transparência e Consciência Cidadã, salientou a importância da transparência nos resultados e do diálogo permanente com a sociedade para que o PDI tenha êxito. "É preciso entender que o PDI não é a solução de todos os problemas, mas um grande apoio, e que ele não vai funcionar se não tiver uma liderança e a integração de todos os secretários", lembrou a secretária da SAI.

Com grande expectativa em relação ao PDI está a secretária municipal de Educação, Cleusa de Marco, que espera o apoio do programa para elaboração do planejamento estratégico, as questões orçamentárias, estabelecimento de metas, cumprimento das metas e avaliação de resultados. Principalmente, continuou Cleusa de Marco, apoio para aplicar com eficiência os recursos públicos e para a qualificação do controle social.

A secretária de educação conta que existem vários conselhos responsáveis por fiscalizar os recursos da pasta, referentes ao Fundeb, merenda, transporte etc. Além de fiscalizar a aplicação dos recursos, os conselhos também devem auxiliar a administração no planejamento da política educacional e apoiar o processo de gestão democrática das escolas. "A participação dos conselhos é fundamental, por isso minha expectativa é grande", ressaltou.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PID) é coordenado pela Secretaria de Apoio à Unidade Gestora (SAUG).

O QUE É O PDI

Instituído em 2012, o foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente de todas as instituições públicas a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Da mesma forma, fomenta o debate e o controle social dos conselhos municipais.

O PDI é composto por cinco projetos: projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 – Modernização Institucional.

+ Acessados

Veja Também