Livros sobre futebol cuiabano são lançados no espaço da Casa de Artes de Várzea Grande

Secom/VG

Secom/VG

Livros sobre futebol cuiabano são lançados no espaço da Casa de Artes de Várzea Grande

O escritor José Augusto Tenuta lançou na última sexta-feira, 25, a coleção História do Futebol Cuiabano, volume 1 e 2 “Cuyabá, um Show de Bola”. O evento ocorreu no espaço da Casa de Artes no Várzea Grande Shopping. As obras narram os principais acontecimentos do futebol cuiabano desde 1903, criação e fundação dos primeiros clubes e campeonatos.

O lançamento e a noite de autógrafos contaram com a participação da subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice Barros, e também dos Superintendentes de Esporte, Jadir Pereira, e Cultura, Joilson Marcos da Silva.

De acordo com o autor, o primeiro volume aborda a formação da Liga Cuiabana de Futebol até o primeiro estádio e as grandes obras da década de 1940. O segundo volume aborda desde o primeiro Campeonato Estadual de Futebol, passando pela construção do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, até o VI Campeonato e o primeiro torneio de clubes campeões de Mato Grosso.

Os livros contam com depoimentos de dezenas de personalidades que vivenciaram o futebol na capital mato-grossense e levaram cerca de seis anos para finalização, após várias consultas e pesquisas junto ao acervo do Arquivo Público de Mato Grosso. “É uma trilogia dos acontecimentos do esporte em Cuiabá. É um resgate histórico do futebol cuiabano que vale a pena chegar ao conhecimento dos amantes do esporte em Mato Grosso”, pontua. A coleção terá ainda um terceiro volume que já está finalizado e será lançado posteriormente.

Para o superintendente de Cultura, Joilson Marcos, o lançamento do livro sobre a história do futebol cuiabano em Várzea Grande é uma forma de valorizar o trabalho do escritor e divulgar a história do esporte também para o público várzea-grandense. “Entendemos que Cuiabá e Várzea Grande são cidades irmãs e tem também uma história muito rica no futebol. Nossa missão é fomentar a literatura e as várias manifestações culturais”, afirmou.

A publicação dos livros conta com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Allan Kardec e apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O evento foi realizado seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegurança, com o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento seguro.

+ Acessados

Veja Também