Licenciamento ambiental é um entrave para a pavimentação asfáltica da MT-383

Deputado Claudinei vistoria as condições da estrada e pontes no trecho da MT-383

Licenciamento ambiental é um entrave para a pavimentação asfáltica da MT-383

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), na manhã deste sábado (8), foi até a Rodovia MT-383, em Rondonópolis (MT), para averiguar os contratempos que pecuaristas, produtores rurais, motoristas e moradores deparam com as condições precárias da via e das pontes que necessitam de manutenção. O parlamentar na última sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou indicação de n.º 3.231/2020 sobre essa situação para a Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra).

O pecuarista Ricardo Lima acompanha o deputado na MT-383

Na proposição é feita a solicitação de manutenção da MT-383, no trecho entre a MT-270, as comunidades Três Pontes, Naboeiro e Vila Bueno até a entrada da MT-130. A extensão a ser atendida é de cerca de 40 km e com três pontes instaladas neste percurso.

“Aqui é uma região que ocorre o abate de bovinos que, consequentemente, o governo estadual arrecada com o Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). Precisamos resolver situações que podem prejudicar a circulação da economia na região. Se as pontes estão precárias, imagina quando se tornarem intransitáveis? Isso vai impedir o transporte de insumos para o gado e o transporte bovino para fazendas e frigoríficos”, posiciona Claudinei.

Pontes

De acordo com o pecuarista Ricardo Lima Carvalho da Fazenda Berrante, o trânsito da MT-383 é bastante movimentado e intenso. “Abatemos mais de 30 mil cabeças de gado por ano. Contamos com dois confinamentos de gado na comunidade Naboeiro. Os caminhões que trafegam no trecho são pesados. Eles transportam grãos, insumos, gado magro e gordo. Tem momentos que precisamos de trator para puxar os caminhões das pontes que estão quebradas”, explica.

Ele conta que há quase um mês, a base de muita pressão por parte de pecuaristas e produtores rurais, conseguiram que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) da Prefeitura de Rondonópolis concedesse os maquinários. “Juntamos os produtores, alugamos um caminhão pipa para ver se arrumava a estrada. Eu e mais gente cederam o cascalho, pois a estrada estava um caos. Só que em menos de um mês, o problema continua”, comenta Ricardo.

Licenciamento Ambiental

O pecuarista explica que existe um obstáculo para acelerar a execução da pavimentação asfáltica. Ele conta que a região conta com uma área indígena que está a uma distância de cerca de 8 a 10 km da rodovia. “O Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) pediu um levantamento antropológico. A Sinfra já solicitou uma reunião com indígenas e até o modelo de ata já foi enviado para eles. A dificuldade está para reunir com os índios, por causa da pandemia da Covid-19 e as queimadas. Eles acabam não querendo reuniões. Eu já até sentei com o cacique”, diz o pecuarista.

Em relação a visita do deputado Claudinei até o local, Ricardo considera que é muito importante essa intervenção política. “É uma pessoa que votei, tenho muito respeito e a gente vê que está trabalhando sério. Não tem conversinha, a gente vê que ele está preocupado. Está dentro do que a gente espera de um deputado”, conta.

A distância deste trecho da MT-383 para o centro de Rondonópolis é de cerca de 20 km.

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