Libertadores já tem 22 clubes e grupo do Atlético-MG pode ter River ou Boca


Neste domingo mais duas tradicionais equipes do futebol sul-americano garantiram vaga na Copa Libertadores. Dois dos últimos campeões da América, Atlético-MG e San Lorenzo estão garantidos na edição 2016. Já são 22 equipes classificadas até o momento. Os mineiros vão disputar pelo quarto ano consecutivo, enquanto os argentinos completarão três participações em sequência.

Argentinos, aliás, que podem entrar no caminho do Atlético logo na fase de grupos. Ainda sem saber em qual posição das cinco vagas do Brasil que vai ocupar, certamente entre 3, 4 e 5, o clube mineiro já tem a certeza que não vai ser cabeça de chave. Nas duas últimas edições o Atlético figurou no pote 1, por entrar no torneio como campeão da própria Libertadores e campeão da Copa do Brasil, respectivamente.

Com o vice-campeonato encaminhado e a terceira colocação praticamente garantida – somente quatro derrotas atleticanas e quatro vitórias do Santos, além do título do Palmeiras na Copa do Brasil, fazem o Atlético terminar abaixo do terceiro lugar. Com isso, o clube mineiro deve entrar para o sorteio da fase de grupos como Brasil 3 (vice-campeão brasileiro) ou Brasil 4 (terceiro colocado no brasileiro).

Pelo regulamento das edições anteriores da Libertadores, somente dois brasileiros ficam no pote 1. Sempre os campeões. O Brasileiro e o da Copa do Brasil ou o Brasileiro e o da Libertadores, quando esse título fica com alguma equipe nacional. Os demais ficam nos potes 3 e 4, neste caso da equipe que vai para a primeira fase da competição.

Como os times dos mesmos países não podem cair no mesmo grupo, exceto em caso de classificação via a fase preliminar, o Atlético já sabe que não vai enfrentar o Corinthians e o campeão da Copa do Brasil (Santos ou Palmeiras) na fase de grupos. Por outro lado, o River e o Boca já estão confirmados no Pote 1, como o atual campeão da América e o campeão argentino, respectivamente. Portanto, dois dos seis cabeças de chave acessíveis ao Atlético.

Velhos conhecidos

Alguns adversários marcantes na história do Atlético já garantiram vaga na Libertadores. Os principais casos são o Rosário Central, da Argentina, e o The Strongest, da Bolívia. Os argentinos enfrentaram o Atlético duas vezes na extinta Copa Conmebol, equivalente à Copa Sul-Americana, e levaram a melhor nas duas oportunidades. Na final de 1995 e na semifinal três anos mais tarde. Por entrar via Copa da Argentina, o Rosário também vai estar no Pote 3, e, assim, não vai enfrentar o Atlético na fase de grupos.

Já o The Strongest foi adversário do Atlético na histórica conquista da América, em 2013. Ainda pela fase de grupos os bolivianos foram derrotados duas vezes, ambas por 2 a 1. E como há dois anos, Atlético e The Strongest podem se enfrentar novamente. Os bolivianos estão no Pote 2. A Conmebol marcou o sorteio da Libertadores 2016 para o dia 22 de dezembro, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.

Veja as equipes já classificadas:

Brasil:Corinthians e Atlético (2/5)
Argentina:River, Boca, Rosário Central, San Lorenzo e Huracán (5/6)
Bolívia:Bolivar, The Strongest e Oriente Petrolero (3/3)
Chile:Cobresal (1/3)
Colombia:Deportivo Cali (1/3)
Equador:LDU (1/3)
México:Pumas e Puebla (2/3)
Paraguai:Cerro Porteño (1/3)
Uruguai:Nacional, Peñarol e River Plate (3/3)
Venezuela:Deportivo Tachira, Trujillanos e Caracas (3/3)