Lente de contato dental garante jovialidade ao sorriso e se destaca no mercado

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Lente de contato dental garante jovialidade ao sorriso e se destaca no mercado

A odontologia estética tem ocupado grande espaço no mercado nacional e regional. Isso porque, atualmente, as técnicas odontológicas mais modernas garantem, além da reabilitação da saúde bucal, a jovialidade do sorriso.

Em Cuiabá, um dos recursos estéticos mais procurados é a aplicação da lente de contato dental. A técnica – que resulta em qualidade e longevidade – já se tornou a preferida nos consultórios especializados.

Resistentes e duradouras, as lentes de contato dentais são feitas de peças superfinas de porcelana (fragmentos cerâmicos) – com espessura entre 0,2 e 0,4 mm – que são fixadas sobre a superfície dental em procedimentos estéticos funcionais.

Com as lentes de contato é possível resolver imperfeições como cor, forma e posição dos dentes, criando um sorriso harmonioso e mais jovial. A aplicação é indicada na reabilitação bucal de pessoas com dentes manchados, quebrados, desgastados ou desalinhados,para fechamento de espaços interdentais, para aumentar o volume labial e, em muitos casos, para pessoas em que o tamanho muito pequeno dos dentes não combinam com a sua face ou mesmo com o seu biotipo.

Em certos casos, é possível, até mesmo, descruzar a mordida e resgatar o tamanho original dos dentes desgastados pelo efeito provocado ao longo do tempo pelo bruxismo (o ato de ranger os dentes).

Conforme explica a especialista em periodontia e implante, ElibelCarvalho,é preciso analisar individualmente cada arcada dentária e respeitar a arquitetura do rosto e o biotipo individual para indicar o melhor procedimento a ser adotado.

Além de transformar a estética, o procedimento também atua no resgate da autoestima do paciente. “Se os olhos podem ser considerados as janelas da alma, o sorriso é o convite. A maioria das pessoas não tem ideia do poder que um sorriso possui – e que, sim, ele pode ser aprimorado”, enfatiza Elibel.

De acordo com a cirurgiã-dentista, a meta é de prezar pelo bem-estar físico e emocional de cada paciente. “Uma boca saudável é o caminho”, comenta Carvalho.

As lentes de contato são uma evolução às facetas de porcelana, que eram mais grossas e desgastavam mais os dentes. A técnica é minimamente invasiva, ou até mesmo “não invasiva”, em muitos casos não é necessário nenhum desgaste.

O procedimento requer profissionais capacitados para a reabilitação. “Contar com um cirurgião-dentista e um técnico em prótese dental (protético) que possuam expertise é essencial, pois exige um trabalho artesanal – por parte destes profissionais – que são responsáveis pelo resultado ideal: a naturalidade do sorriso”, pontua Elibel.

É muito importante destacar que o paciente pode ver o resultado do tratamento antes de ser realizado. Ainda na fase de planejamento, é feita uma simulação com um material resinoso provisório. Após esse procedimento, é realizada uma sessão de fotos do rosto de antes e depois. Com isso pode-se fazer a comparação, que, inclusive, servirá para que o paciente aprove a confecção das lentes de porcelana definitivas.

Como as lentes são de porcelana elas acabam acumulando menos placa bacteriana do que as restaurações de resinas. Isso facilita a manutenção preventiva por parte do paciente. Com as lentes não é necessário evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas.

Como todos os procedimentos em odontologia, as lentes exigem consultas para manutenção preventiva por parte do profissional, que devem ser marcadas de acordo com o fator de risco individual, podendo ser consultas trimestrais, quadrimestrais ou até mesmo semestrais.

+ Acessados

Veja Também