Land Rover cria protótipo guiado pelo smartphone

land rover cria protótipo guiado pelo smartphone

Você já imaginou pilotar seu próprio carro da vida real com um controle remoto? Se ainda não, a Jaguar Land Rover espera que você faça isso nos próximos anos. A empresa mostrou na terça-feira (16) um protótipo que pode ser guiado por comandos no smartphone.
Land Rover desenvolve carro guiado por smartphone (Foto: Divulgação)
A tecnologia faz parte do desenvolvimento de carro autônomos, que move grande parte das montadoras atualmente, além de gigantes de outras áreas, como Google e Apple, o que deixa os automóveis cada vez mais automatizados.
Segundo a Land Rover, a funcionalidade pode ajudar em situações de risco, como em trilhas fora de estrada. Você pode descer do carro e avaliar o terreno, verificando os ângulos de entrada e saída, enquanto comanda o veículo pelo celular.
Ou então, pode ser útil quando alguém estaciona muito próximo da sua porta em vagas paralelas, que impossibilita a abertura da porta. Neste caso, é melhor tirar o carro de fora mesmo.
O aplicativo instalado no smartphone do motorista possui comandos de direção, aceleração e freio, assim como em um video game. A limitação, por enquanto, é que ele pode ser guiado de fora em velocidade máxima de 6,5 km/h.
O motorista também deve estar a uma distância de até 10 metros de veículo e ter a chave para o sistema funcionar. Outra habilidade do protótipo da Land Rover é fazer um retorno de forma automática – uma manobra especialmente trabalhosa quando o espaço é apertado.
Com o acionamento de um botão, o veículo faz quantas manobras forem necessárias para completar o retorno. Para o diretor de desquisa e desenvolvimento da Jaguar Land Rover, Wofgang Epple, essas tecnologias tiram a parte "chata" de guiar.
"Tirar o carro de uma vaga complicada pode ser estressante até para motoristas experientes. Um carro controlado por controle remoto, ou um que possa fazer um retorno automaticamente, mostra a utilidades dessas novas tecnologias para diminuir a parte tediosa de dirigir e melhorar a segurança", afirmou em nota.
Em uma trilha, é possível avaliar o terreno e conrolar o carro ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)