Laboratório Central aumenta o número de exames após receber novo aparelho

Laboratório Central aumenta o número de exames após receber novo aparelho



O Laboratório Central de Rondonópolis – Lacen recebeu novos equipamentos para a realização de exames bioquímicos, possibilitando o aumento semanal de 60% nos atendimentos a população utilizadora do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos aparelhos é totalmente moderno e possibilita o exame de urocultura automatizado, uma novidade no Lacen, pois antes esse procedimento era feito de forma manual e levava mais tempo para a obtenção de resultados e com uma margem maior para erros.

A quantidade de exames de urocultura realizados passou de 120 para 200 por semana, além de estarem sendo realizado mais dias por semana, passando de três para quatro, sendo atualmente ofertado de segunda a quinta-feira, além do número de senhas para atendimento também ter aumentado.

De acordo com a responsável técnica do Laboratório Central, Sabrina Fonseca Machado, o maior aumento de pacientes notado foi o de gestantes que precisam obrigatoriamente realizar o exame a cada trimestre da gestação por conta do pré-natal, garantindo a qualidade da saúde da mulher e do bebê.

O novo aparelho adquirido pela Prefeitura Municipal através de comodato, está em funcionamento desde o mês de agosto possibilitando a verificação se o paciente possui uma infecção no aparelho urinário composto pelos rins e bexiga.

O resultado deste exame, analisa a quantidade de bactérias presentes na urina, auxiliando o médico na interpretação de algumas doenças, como a infecção urinár