Kits ajudarão na promoção da igualdade racial

Kits ajudarão na promoção da igualdade racial

Catorze municípios de Mato Grosso começam a receber kits de equipamentos para reforço nos programas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. Os kits incluem equipamentos de imagem e som, informática e, em alguns casos, até veículos. Os recursos são do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos e foram viabilizados pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).

“Esses equipamentos podem ajudar muito nesse trabalho. Quando a ministra Damares esteve em visita a Rondonópolis, pedi prioridade na execução dessa emenda, que visa estruturar melhor os conselhos e órgãos da promoção da igualdade racial em vários municípios”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que Mato Grosso está entre os estados com maior população de afrodescendentes. Com 60% da população negra, Mato Grosso supera a média nacional. Dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, dos 3.035.122 mato-grossenses, 1.820.597 se autodeclararam pretos e pardos. Em todo o país, o percentual de negros, somando pretos e pardos, é de 51%.

“É dever do Estado coibir o tratamento diferenciado e implementar medidas que atenuem ou eliminem as desigualdades”, diz ele.

Mato Grosso apresenta um aumento alarmante relacionado ao índice de crimes por intolerância – prática de preconceito ou injúria.

O prefeito de Juína, Altir Peruzzo, reforçou a importância dos equipamentos e a atuação do senador. “Além do trabalho que ele faz na área de infraestrutura, tem uma visão social muito importante”, disse.

+ Acessados

Veja Também