Kalynka aciona MP e pede reabertura das creches por tempo integral em Rondonópolis

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Kalynka aciona MP e pede reabertura das creches por tempo integral em Rondonópolis

A vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) subiu o tom das cobranças para o poder público municipal. A parlamentar cobra desde o início do ano respostas pelo fechamento de creches integrais no município.

Já são mais de seis meses sem qualquer retorno. Cansada de esperar, a revelação da política de Rondonópolis protocolou uma representação endereçada para o Ministério Público Estadual de Mato Grosso. “Provocamos o MP, para que seja promovida investigação do cumprimento correto do Plano Nacional- PNE e Municipal de Educação -PME. Entendemos que algo está errado. Todo mês anunciam inaugurações de unidades, abertura de vagas, mas nenhuma no sistema integral. É válido lembrar que uma criança que fica o dia inteiro na unidade, consegue melhor rendimento na aprendizagem, tem no mínimo três refeições garantidas e está longe de indivíduos maliciosos”.

Em Rondonópolis, segundo o IBGE, mais 4 mil crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas na educação municipal infantil. Muitas são filhas de mães solteiras. “Recebo diariamente mensagens dessas mães. Estão desesperadas, muitas não conseguem trabalhar, pois não tem onde deixar o filho no turno fora da creche. Vivemos numa das 100 cidades mais ricas do Brasil, com orçamento bilionário. O que está acontecendo aqui é deficiência de gestão com dinheiro do povo e falta de respeito com trabalhador, que mesmo com dificuldade paga seus impostos. Essa gestão ficará marcada como aquela que acabou com o sistema integral de ensino”, critica.

Obras inacabadas

Kalynka, que é membro da Comissão da Educação da Câmara de Rondonópolis também está apurando denúncias de unidades escolares inauguradas sem a conclusão das obras.

Parte das reclamações promovidas por pais e professores são referentes aos playgrounds. “Se essa denúncia for confirmada vamos procurar mais uma vez Ministério Público. Algumas pessoas garantiram que unidades foram inauguradas com a areia dos parquinhos sem o devido tratamento. Ou seja, os brinquedos estão ali e as crianças não podem brincar, uma vez que podem sair do local com doenças de pele. Existem fatos ainda mais sério que prefiro resguardar, até que tudo seja bem investigado”.

+ Acessados

Veja Também