Justiça dos EUA acusa iraniano de hackear HBO e vazar ‘Game of Thrones’

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Justiça dos EUA acusa iraniano de hackear HBO e vazar ‘Game of Thrones’

A Justiça norte-americana informou nesta terça-feira (21) que identificou um dos autores do ataque hacker ao canal americano HBO, que vazou, entre outros programas, o roteiro de um episódio inédito da série "Game of Thrones".

O hacker se chama Behzad Mesri, tem 29 anos, vive no Irã e no passado hackeou alvos em nome do exército iraniano, informou o escritório do procurador federal de Manhattan (Nova York), Joon Kim.

O procurador fez sete acusações contra o suposto hacker, como:

roubo;

fraude informática;

tentativa de extorsão.

Segundo um porta-voz da procuradoria afirmou à agência France Presse, o suspeito não estava em poder de autoridades americanas. O FBI já incluiu o nome de Mesri na lista de procurados.

O hacker, cujo apelido é "Skote Vahshat", operava com um grupo chamado "Turk Black Hat Security Team". Ele roubou conteúdo de servidores da HBO entre maio e agosto de 2017, como:

roteiro de um episódio inédito da série de sucesso "Game of Thrones".

e episódios que ainda não tinham ido ao ar das séries:

"Curb Your Enthusiasm";

"The Deuce";

"Ballers";

"Barry";

"Room 104".

Além disso, o hacker roubou informações confidenciais de atores, e-mails de funcionários da HBO, documentos financeiros e senhas para acessar as redes sociais do canal.

O hacker ameaçou publicar 1,5 terabyte de conteúdo da HBO na internet e exigiu um "resgate" de US$ 6 milhões em bitcoins, a moeda virtual.

Como o canal não fez o pagamento antes do prazo estabelecido pelo hacker, de 29 de julho, ele começou a vazar os conteúdos online já no dia seguinte. A identidade do hacker tinha permanecido desconhecida até agora.

+ Acessados

Veja Também