Jovens reinventam parque de diversões em oficina do Sebrae MT

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Jovens reinventam parque de diversões em oficina do Sebrae MT

Propor novas atrações a um parque de diversões, na época do Natal, e fazer a gestão de suas vendas, marketing e equipes. Este foi o desafio colocado na oficina de Educação Empreendedora, ministrada pelo Sebrae em Mato Grosso, a 15 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na tarde de terça-feira (9/8), no IV Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (WORKIF ).

A instituição é parceira do Instituto, desde agosto do ano passado, e está capacitando seus professores, tanto do ensino médio quanto do superior, para ministrarem a disciplina Empreendedorismo. O Sebrae MT também promoverá oficinas de Canvas e Jogos de Sustentabilidade, hoje e amanhã (10 e 11/8), respectivamente, no período da tarde aos estudantes.

"O objetivo desta oficina é sensibilizar os jovens para a cultura do empreendedorismo, como parte das metas da parceria com o IFMT”, explica Viviane Pozzolo, gestora do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae MT. Este ano, 357 estudantes do ensino médio do instituto já estão recebendo aulas de Empreendedorismo.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), realizado pelo Sistema Sebrae em várias Unidades da Federação, já treinou 17.743 professores, que deram aulas da disciplina de Empreendedorismo para 961.307 jovens em todo o país. Em Mato Grosso, 800 professores das redes pública e privada de ensino foram capacitados, na capital e interior, nos últimos dois anos.

"Pensava que empreendedorismo tinha a ver com mercado de trabalho, gerenciar melhor o dinheiro. Agora vi que é inovar, criar novas coisas para entrar no mercado de trabalho. Acho que o empreendedorismo será cada vez mais importante, principalmente por causa da crise que a gente está vivendo”, diz Flávia Cristina Alves da Silva, do curso de Desenho na Construção Civil.

"Estamos descontruindo o parque de diversão e propondo fazer tudo diferente”, explica Gustavo Marques, publicitário que estava aproveitando a oportunidade para participar da oficina.

Antes do exercício de reinventar o parque de diversões, Viviane apresentou a parte teórica, baseada nos dez comportamentos empreendedores: busca de oportunidade e iniciativa; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemática; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. Eles fazem parte da metodologia Crescendo e Empreendendo do PNEE, voltada para alunos do ensino médio.

+ Acessados

Veja Também