José Medeiros defende investimentos no Programa Antártico Brasileiro

Redação PH

Redação PH

levy: ajuste do câmbio é necessário

José Medeiros defende investimentos no Programa Antártico Brasileiro

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (23), o senador José Medeiros (PPS-MT), defendeu maiores investimentos no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que desenvolve pesquisas de fundamental importância e demonstra o potencial do Brasil para ser protagonista no cenário mundial.

“O espaço antártico é de vital importância para o nosso País em diversos campos: geopolítico, científico, ambiental e econômico, pois não é porque está coberto d’água ou de gelo que não tenha os mesmos recursos minerais que têm em terra firme, por isso a importância dessas pesquisas, tanto no continente antártico quanto na nossa Amazônia azul”, enfatizou o parlamentar.

O senador destacou, em plenário, recente visita que fez à Antártica, em missão parlamentar, e chamou atenção para as dificuldades do trabalho no continente, mas admirou o clima de cooperação entre os países e o comprometimento de pesquisadores e militares brasileiros.

“Pude presenciar in loco esse tratado colocado em prática, porque pude ver diversas estações: China, Rússia, Chile, Argentina, Brasil, todos os países muito próximos nas suas estações e todos numa cooperação mútua, se ajudando e produzindo conhecimento numa velocidade muito grande, porque o objetivo ali é a pesquisa, é a produção de conhecimento”, destacou.

Ao opinar que o conhecimento é a saída para a crise, José Medeiros condenou os ataques de sem-terra a centros de pesquisa, lamentando que o estudo científico no Brasil tenha se tornado “atividade de risco”. Ele lembrou que foi a pesquisa que transformou o Cerrado em grande produtor de alimentos e, citando os gastos da presença militar brasileira no Haiti, aconselhou a revisão de prioridades no orçamento de modo a aumentar a verba para a busca de conhecimento.

“O Brasil devia repensar e, em vez de gastar ali, com essa missão, possa investir, por exemplo, nesse programa antártico, que está com dificuldades financeiras. Eu vi ali que eles precisam de mais helicópteros, precisam de mais equipamentos, e a gente gastando rios de dinheiro ali no Haiti, afirmou o senador”.

+ Acessados

Veja Também