João Batista participa da abertura do II Curso de Contenção Penitenciária na ALMT

João Batista participa da abertura do II Curso de Contenção Penitenciária na ALMT

João Batista participa da abertura do II Curso de Contenção Penitenciária na ALMT

O deputado estadual João Batista (Pros) participou, na manhã desta segunda-feira (18), da abertura do II Curso de Contenção Penitenciária.

A solenidade, requerida pelo parlamentar, foi realizada no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O curso irá atender 55 profissionais da Segurança Pública e segue até o dia 25 deste mês.

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas sobre contenção em recinto carcerário; técnicas e tecnologia menos que letais; noções de gerenciamento de crises; armamento e tiro; imobilizações e direitos humanos. As aulas serão realizadas na área de treinamento da Penitenciária Central do Estado e na sede da Diretoria de Ensino Penitenciário.

Na oportunidade, o parlamentar que sempre defendeu a qualificação dos servidores públicos em Mato Grosso, afirmou que a capacitação administrada pela Escola Penitenciária, é referência para outros estados, desde quando atuava nos encontros do movimento sindical.

“Em nome dos instrutores e dos representantes da Escola Penitenciária, parabenizo a todos pela   continuidade do curso, que nos traz muito orgulho.  Como representante do parlamento e como representante da categoria dos agentes penitenciários, sinto-me muito feliz”, destacou o deputado João Batista.

Durante o evento, o diretor da Escola Penitenciária, Edison Leão, explicou sobre a capacitação.

“Este curso é voltado para aqueles servidores penitenciários que atuam diretamente com os  reeducandos, principalmente para levarem o conhecimento e aplicar em situações de motins e rebeliões, quando ocorrerem. Por isso há necessidade de qualificar os profissionais, para trabalharem dentro das normas de segurança e prevenção. Tanto para o agente penitenciário quanto ao reeducando, a capacitação é para prevenir. O agente capacita para intervir uma crise sem causar dano ao preso”.

Estavam na abertura do curso, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Jacira Maria da Silva Costa, o diretor da Penitenciara Central e um dos instrutores do curso de contenção, Revétrio Francisco e demais servidores  das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cáceres.

+ Acessados

Veja Também