Japão registra novo recorde mínimo de nascimentos no país

Redação PH

Redação PH

obama diz considerar brasil um líder mundial

Japão registra novo recorde mínimo de nascimentos no país

Um novo recorde mínimo de nascimentos foi registrado no Japão em 2014. O número caiu a 1,001 milhão. É o quarto ano consecutivo que o país registra recorde de queda, segundo o Ministério da Saúde.

Paralelamente, 1,269 milhão de pessoas morreram em 2014 – número em alta pelo quinto ano consecutivo.

Segundo a imprensa local, que estima a margem de erro em mil bebês, o número de nascimentos pode ser até inferior a um milhão. As estatísticas definitivas ainda não foram divulgadas.

De acordo com um porta-voz do ministério, citado pela Kyodo News, a tendência deve permanecer pelos próximos anos. "O número de mulheres em idade de reprodução está em declínio", disse. O índice de fecundidade no Japão é de 1,4 filho por mulher.

A principal razão para este fenômeno é econômica, além do déficit de infraestruturas e de opções para deixar as crianças durante o dia de trabalho.

O envelhecimento da população é um grande desafio para as autoridades japonesas, que devem financiar as aposentadorias com um número em baixa de trabalhadores.

O governo indicou em abril que a população havia retrocedido pelo terceiro ano consecutivo a 127 milhões e que as pessoas com 65 anos ou mais representavam mais de um quarto da população.

+ Acessados

Veja Também