Jajah Neves quer garantir acessibilidade nas universidades de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

jajah neves quer garantir acessibilidade nas universidades de mato grosso

Jajah Neves quer garantir acessibilidade nas universidades de Mato Grosso

OProjeto de Lei 368/2017, apresentado na sessão vespertina da última terça-feira (8), garante acessibilidade escolar para os alunos com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, nos estabelecimentos de ensino superior públicos e privados do Estado de Mato Grosso. O autor do projeto, deputado estadual Jajah Neves (PSDB), entende que é de responsabilidade do governo estadual destinar, orçamento para as adaptações, eliminações de supressões de barreiras arquitetônicas existente.
“O objetivo é garantir o direito de igualdade de condições para o acesso e permanência nas Instituições de Ensino Superior Públicos e Privados, a fim de assegurar o direito da acessibilidade e permanência de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida”, explicou Jajah.
O deputado afirma ainda que o poder público deve assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive o direito à educação. “A inclusão do cidadão com deficiência, tem que ocorrer em todos os espaços da sociedade. Entretanto muitos não se preocupam com a qualificação depois do período de ensino regular, onde as pessoas com deficiência fazem o ingresso nas instituições de ensino superior”, disse o parlamentar.
A acessibilidade escolar definida na lei compreende adequações arquitetônicas, rampas de acesso onde for necessário e alargamento de portas e passagens; adaptação de sanitários; sinalização visual, tátil e sonora; eliminação de barreiras arquitetônicas no interior dos edifícios educacionais públicos estaduais e privados.
Fica obrigatória a existência de profissional com domínio de Libras (Língua Brasileira de Sinais), em todos os estabelecimentos de ensino público e privado, em número correspondente ao necessário, para o atendimento dos alunos com deficiência auditiva.
De acordo com o Projeto, é obrigatório a existência de profissional capacitado, em número correspondente, ao necessário, em todos os estabelecimentos de ensino do Estado de Mato Grosso, para o atendimento dos alunos com deficiência visual.
Além disso, o poder público estadual promoverá campanhas informativas e educativas dirigidas aos profissionais de educação e à população em geral, com a finalidade de conscientizá-los quanto à acessibilidade escolar e à integração social da pessoa com deficiência.

+ Acessados

Veja Também