Jair Bolsonaro descarta racionamento de energia elétrica em 2020

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Jair Bolsonaro descarta racionamento de energia elétrica em 2020

O presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de racionamento de energia elétrica em 2020 em textos publicados na noite de domingo (22), em seu perfil no Twitter. Segundo Bolsonaro, não há risco de “apagão” mesmo se o crescimento econômico do país superar 2,5% no próximo ano. “Não haverá falta de energia, mesmo que haja crescimento da economia acima de 2,5%. A cada ano, o MME [Ministério de Minas e Energia] vem contratando um conjunto de empreendimentos de diversas fontes de energia (eólica, solar, biomassa, etc) suficientes p/ atender o crescimento econômico e sustentável do País”, escreveu.

Em seguida, justificou seu argumento ao citar os resultados dos leilões de contratação de energia realizados em 2019. “O investidor acredita no mercado brasileiro, tanto que no último leilão de contratação de geração de energia de 2019 foram cadastrados mais de 100 GW em projetos, que seriam suficientes p/ atender o crescimento econômico e a demanda do país por energia, pelos próximos 12 anos”, ressaltou.

Por fim, o presidente destacou que a capacidade de suprimento energética é acompanhada continuamente e reafirmou que o Ministério de Minas e Energia está preparado. “Adicionalmente, a segurança do suprimento eletroenergético nacional é avaliada continuamente pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE, presidido pelo Ministro de Minas e Energia, juntamente com a ANEEL, a ANP, o  ONS, a EPE e a CCEE. Portanto o MME está preparado para expandir o setor de forma contínua, com confiabilidade e segurança, para garantir o fornecimento de energia sociedade”, finalizou. 

+ Acessados

Veja Também