JACIARA: Abertas as inscrições para o “1º Festival Gastronômico – Tacho Quente”

JACIARA: Abertas as inscrições para o “1º Festival Gastronômico – Tacho Quente”

Para participar, o interessado deverá preencher os formulários disponíveis no site da Prefeitura www.jaciara.mt.gov.br, até o dia 30 de setembro.

A Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Secretaria-adjunta de Cultura em parceria com a Diretoria de Turismo, lançou edital e abriu inscrições para o “1º Festival Gastronômico Tacho Quente – Comida Típica de Jaciara”, com o intuito de valorizar o setor gastronômico, cultural e o turismo, além de fomentar a economia local. Ao ganhador (a), será entregue a premiação.

De acordo como secretário-adjunto de Cultura, Vinícius Moura, o festival tem um papel relevantes para Jaciara, pois envolve pequenos produtores rurais, os prestadores de serviços, o comércio e a indústria de alimentos. “Com isso, fomentamos ainda mais a nossa cultura e o turismo local, os saberes e os fazeres populares característicos de Jaciara”, salientou o gestor.

Para participar, o interessado deverá preencher os formulários disponíveis no site da Prefeitura www.jaciara.mt.gov.br, até o dia 30 de setembro. Estão aptos a participarem àqueles situados e registrados na cidades, que se caracterizam como restaurantes, lanchonetes ou traillers com venda de porções, petiscos, delivery e comida característica.

Conforme o edital, a participação no concurso se resume a uma receita, sendo esta um prato quente, salgado, contendo uma porção proteica (carne, aves, peixes, etc) e um complemento.

É necessário ficar atentos ao cronograma do evento, que cumpre etapas importantes, inclusive com data e horário para a entrega dos pratos feitos, que deverão ser entregues no dia 7 de outubro para seletiva. A escolha dos pratos contará com uma Comissão de Seleção que avaliará cinco quesitos importantes. São eles: análise visual, análise de receita, modo de preparo, justificativa, ficha técnica e história do prato.

A comissão avaliadora conta com cinco integrantes especialistas da atividade gastronômica do município. A primeira fase de avaliação será realizada no Espaço Z. Já a segunda fase para a escolha do prato vencedor, terá como equipe avaliadora, três especialistas de Cuiabá e dois de Jaciara.

Conforme o edital, dez pessoas serão selecionadas para fase final, no dia 21 de outubro, no aniversário de Jaciara. Lembrando que, a divulgação dos dez selecionados para o festival, será no dia 11 de outubro.

Interessados deverão ler atentamente o edital e preencher o formulário de inscrição e protocolar na Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Jaciara, entre os dias 16 e 30 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 8hs às 11hs e das 13hs às 17hs.  Ou, enviar a inscrição para o email [email protected], com as devidas documentações anexadas. A inscrição é gratuita.

CRONOGRAMA DO CONCURSO:

16 de setembro – Publicação do edital de divulgação e abertura das inscrições

30 de setembro – Término das inscrições

07 de outubro – Seleção das dez receitas finalistas

21 de outubro – Realização da etapa final e divulgação do prato vencedor e entrega do prêmio.

Noticias Relacionadas