Um jacaré foi flagrado atacando uma sucuri em um rio no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal mato-grossense. O registro foi feito no começo deste mês, pelo guia de turismo Branco Arruda.
Branco explicou ao g1 que chegou no rio por volta das 15h20 e que, cerca de duas horas depois, a briga entre a serpente e o jacaré continuava.
“Quando encontramos eles [os animais] brigando, era por volta de 15h20. Fui embora às 17h30 e eles ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga”, relatou.
O guia contou que trabalha diariamente nos rios do Pantanal, e que sempre é surpreendido durante os passeios. Segundo ele, o lugar é uma “caixinha de surpresa”.
“Já peguei uma cena dessa há um tempo atrás. A gente acha que ja viu de tudo, só que mais na frente, podemos ver algo diferente. É sempre esperar, que a natureza mostra”, pontuou.
🐊Caçada
O biólogo especialista em serpentes, Henrique Abrahão Charles, disse que os jacarés são predadores das sucuris, e o contrário também acontece, quando o réptil é filhote, e que essa cena não é incomum.
“Eles [jacarés] ficam no território deles e, qualquer coisa que entra, eles podem atacar. Se no território não tiver presa, eles vão procurar em outro, e podem ficar esperando até dias para que alguma presa apareça”, explicou.
Ainda de acordo com Henrique, tanto o jacaré, quanto a sucuri, são animais difíceis de morrer e, por isso, a luta pode durar horas.
O parque
O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.
Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.
O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses, as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal.