Itamaraty: Brasil cumpre seu papel ao enviar ajuda humanitária à Venezuela

Itamaraty: Brasil cumpre seu papel ao enviar ajuda humanitária à Venezuela
Ministro Ernesto Araújo acompanha envio de mantimentos e remédios para Venezuela - Foto: Itamaraty/Divulgação

Itamaraty: Brasil cumpre seu papel ao enviar ajuda humanitária à Venezuela

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o Brasil está fazendo seu papel ao enviar ajuda humanitária para a população venezuelana. Ele está em Pacaraima (RR), na espera de que o regime de Nicolás Maduro abra as fronteiras para o carregamento de remédios e alimentos.

Araújo explicou que dois caminhões levam remédios de todos os tipos, além de arroz doado pelos Estados Unidos e leite em pó doado pelo Brasil. Pelas regras definidas pelo governo brasileiro, os suprimentos são transportados por caminhões e motoristas venezuelanos.

“Hoje estamos aqui para exercer esse papel na fronteira, acompanhando esse primeiro carregamento que veio de Boa Vista (RR), com doações dos Estados Unidos e do próprio Brasil”, explicou o ministro. “Estamos na expectativa de que se permita o ingresso disso, se permita a distribuição. Esse é apenas o início de um processo”, afirmou.

O primeiro carregamento tem entre 6 e 7 toneladas e deve ser capaz de atender cerca de 6 mil pessoas. A expectativa é de que esses suprimentos durem até um mês. A previsão é de que o governo brasileiro envie 200 toneladas de produtos, entre alimentos e remédios.

+ Acessados

Veja Também